O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0226 | I Série - Número 007 | 08 de Maio de 2002

 

e serviu Portugal como governante. Serviu ainda o País como Administrador e, depois, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, ela própria um grande exemplo de uma instituição de serviço a Portugal e à cultura portuguesa. Numa frase, Victor Sá Machado, em toda a sua vida, serviu Portugal.
Por isso mesmo, em nome do Governo, curvo-me perante a sua memória e presto homenagem ao seu exemplo de cidadão, de homem impoluto e de grande senhor da cultura portuguesa.

Aplausos gerais.

O Sr. Presidente (Narana Coissoró): - Sr.as e Srs. Deputados, sucede que, por coincidência, encontra-se a presidir neste momento à sessão alguém que foi amigo de juventude do Dr. Sá Machado. O Dr. Victor Sá Machado foi meu condiscípulo de Coimbra, fundador do CDS, Deputado Constituinte e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do meu partido. Para além disso, durante duas legislaturas, foi Deputado ilustre e respeitado nesta Casa.
São estas as razões que me levam, como Presidente em exercício neste momento, a quebrar a regra tradicional, associando-me pessoalmente a estes votos de pesar por um amigo, por um correligionário e por um cidadão ilustre. Relembrando que o Dr. Sá Machado foi Deputado Constituinte e Deputado da Assembleia da República, instituição que tanto prestigiou, peço à Mesa que se associe também aos votos em apreço.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Sr. Basílio Horta (CDS-PP): - Muito bem!

O Sr. Presidente (Narana Coissoró): - Srs. Deputados, vamos, então, proceder à votação do voto n.º 7/IX - De pesar pela morte do jornalista Fernando Pessa (PSD).

Submetido à votação, foi aprovado por unanimidade.

É o seguinte:

Voto n.º 7/IX
De pesar pela morte do jornalista Fernando Pessa

O jornalista Fernando Pessa, com 100 anos, morreu na segunda-feira, pelas seis horas da manhã, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. O jornalismo e Portugal ficaram mais pobres com o desaparecimento do prestigiado jornalista.
Fernando Pessa nasceu em Aveiro, no dia 15 de Abril de 1902. A carreira do jornalista centenário começou aos microfones da Emissora Nacional (EN), onde se tornou popular, acabando por receber um convite da BBC, em Londres, onde acompanhou a II Guerra Mundial.
Fernando Pessa foi ainda produtor e locutor de documentários e actualidades cinematográficas que nos mostraram um homem acutilante, com sentido de humor e rico. Recebeu numerosos prémios e várias condecorações, entre as quais a da Ordem do Império Britânico, dada pela Rainha Isabel II (1959), e a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique (1981).
Foi homenageado em 1991, no I Encontro de Jornalistas Europeus, em Espanha, como «o mais velho repórter do mundo ainda em serviço».
O País perdeu um dos seus mais veneráveis cidadãos. Por isso, a Assembleia da República exprime o seu pesar pelo falecimento de Fernando Pessa e apresenta condolências à sua viúva e demais família.

O Sr. Presidente (Narana Coissoró): - Srs. Deputados, vamos, agora, proceder à votação conjunta dos votos n.º 8/IX (PSD) e 10/IX (CDS-PP) - De pesar pelo falecimento do Dr. Victor Sá Machado.

Submetidos à votação, foram aprovados por unanimidade.

São os seguintes:

Voto n.º 8/IX
De pesar pelo falecimento do Dr. Victor Sá Machado

Victor Sá Machado faleceu no sábado, no Hospital de Santa Maria, vítima de doença prolongada.
Director da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1961 e 1969, foi convidado a integrar o Conselho de Administração em 1969. Victor Sá Machado tomou posse do cargo de Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian no dia 29 de Dezembro de 1998.
Victor Sá Machado foi fundador e primeiro Presidente do Instituto Democracia e Liberdade, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO (1976/78 e 1980/89) e membro fundador do CDS.
O Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian foi também Deputado à Assembleia Constituinte, em 1975/76, e Deputado à Assembleia da República, entre 1976 e 1979. Em 1978 entra para o governo como Ministro dos Negócios Estrangeiros do II Governo Constitucional.
Foi membro fundador e Presidente do Movimento Humanismo e Democracia.
A Assembleia da República manifesta o seu profundo pesar e consternação pelo desaparecimento deste ilustre cidadão, inclinando-se perante a sua memória e prestando-lhe sentidamente uma derradeira homenagem.

Voto n.º 10/IX
De pesar pelo falecimento do Dr. Victor Sá Machado

A morte de Victor Sá Machado representou para Portugal a perda de um dos seus mais ilustres cidadãos.
Dotado de uma inteligência brilhante e de um espírito crítico apurado que exercitava com raro sentido de equilíbrio, era um esteta da palavra e da acção.
Homem de uma sólida cultura humanista, personificava o centrista não dogmático, sempre disponível à análise crítica das propostas socialmente válidas, independentemente da sua origem ideológica.
Fundador do CDS, foi um dos seus principais estrategas em épocas particularmente difíceis e a ele se deve, em larga medida, a consolidação do pensamento centrista e democrata-cristão.
Deputado Constituinte, Deputado à Assembleia da República, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, em todas estas funções e em tantas outras que desempenhou deixou marca indelével de uma personalidade humanista rica em inteligência, rigor e equilíbrio.

Páginas Relacionadas