O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0695 | I Série - Número 018 | 07 de Junho de 2002

 

que permite encarar com uma certa folga e com uma certa procura o que se vai passar, sobretudo porque não se prevê que seja tempo perdido.
Em segundo lugar, conhecendo a composição do tráfego (o que é oriundo da União Europeia, o que é oriundo de médios cursos de outros destinos da Europa e o tráfego internacional), parece-me que existe um vício, que começa a ser um bocado recorrente em certas questões - sobre o novo aeroporto encontram-se justificações de que a Ota serve os interesses espanhóis como se encontraram justificações de que Rio Frio servia os interesses espanhóis -, mas o que é facto é que o Sr. Deputado José Junqueiro suscitou toda uma série de questões relativas à ameaça do desvio de tráfego.
Em face do exposto e com este balanceamento das previsões e composição do tráfego, gostaria de saber o porquê desta ameaça de ser passada uma nova centralidade para Madrid, tal como gostaria também de saber quem é o autor dessa grande conspiração que quer vergar a vontade nacional.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Os Srs. Deputados Ribeiro dos Santos e Fernando Pedro Moutinho prescindiram do uso da palavra, pelo que tem a palavra, para pedir esclarecimentos, o Sr. Deputado José António Silva.

O Sr. José António Silva (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado José Junqueiro, depois de o ouvir, quando veio aqui acusar que este Governo «arrepiou caminho» e «deu o dito por não dito», ainda pensei que o senhor estava a fazer uma intervenção reportada há três meses atrás, dirigida ao governo do Partido Socialista. Nós habituámo-nos a esse tipo de discurso e ao «arrepiar caminho» no tempo do governo do Partido Socialista, que «dava o dito por não dito»!

Aplausos do PSD.

Vem aqui V. Ex.ª acusar-nos de falta de estudos! Pois muito bem, o Partido Social Democrata está no Governo há três meses…

Vozes do PS: - Já lá vão três meses!…

O Orador: - Pois é, mas vão aguentá-lo muito mais anos!

Risos do PSD.

Dizem os senhores que o PSD está no Governo há três meses e ainda não teve tempo de fazer estudos, mas os senhores estiveram lá seis anos e meio e levaram quatro anos para decidir o local onde iria ser construído o aeroporto da Ota. Aliás, levaram esse tempo e não mais porque o Partido Social Democrata, nomeadamente em Leiria, tomou a iniciativa de apoiar o Movimento Pró-Aeroporto da Ota.

Risos do PS.

É verdade, Srs. Deputados! Não se riam!
Dizia eu que o PSD sempre defendeu que a localização daquele aeroporto deveria ser a Ota.
Finalmente, o governo do Partido Socialista entendeu que os interesses deste País eram defendidos se o aeroporto fosse na Ota. Ora, o Partido Social Democrata defende que o aeroporto deve ser na Ota e foi isso que veio aqui dizer o Primeiro-Ministro deste País, ou seja, que o aeroporto será na Ota.
Agora, coloca-se aqui um problema, Sr. Deputado José Junqueiro: a verdade é que os senhores muito contribuíram para que, de facto, este aeroporto só possa ser iniciado daqui a seis anos.

Protestos do PS.

Aliás, com os senhores, não era daqui a seis anos, porque os senhores têm pouca capacidade para fazer obras no nosso país. Levaram quatro anos a decidir o local, tiveram mais de dois anos e meio para apresentar projectos e não os apresentaram - nem os fizeram! -, e agora vêm dizer que o Partido Social Democrata não quer iniciar o aeroporto tão rápido quanto os senhores queriam!

Protestos do PS.

Mas já que estamos a falar em acessibilidades, quero dizer-lhes, Srs. Deputados José Junqueiro e António Costa, ilustre Deputado eleito pelo círculo eleitoral de Leiria, que se o PS fosse governo daria a mesma prioridade à Ota que os senhores deram à remodelação da Linha do Oeste. Também para os senhores essa era uma prioridade, há sete anos. Passaram-se os vossos seis anos de governo e não fizeram, relativa ou absolutamente, nada!
Por isso, o Governo do Partido Social Democrata tem o nosso apoio. Entendemos que tomou uma decisão corajosa e séria, porque, de facto, os senhores deixaram este país de rastos sob o ponto de vista financeiro e nada se pode fazer sem dinheiro. E não venham aqui dizer que a obra seria feita com o apoio da União Europeia, porque a obra, a ser feita, há-de ser feita também com o dinheiro dos portugueses.
Temos outras prioridades para o nosso país, e muito bem! Damos o nosso apoio à decisão tomada pelo Governo deste País.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Para responder, dispondo de 5 minutos, tem a palavra o Sr. Deputado José Junqueiro.

O Sr. José Junqueiro (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Gostaria de lhes agradecer a oportunidade que me deram para responder a estas questões.
Relativamente à questão financeira, gostaria de dizer que está absolutamente posta de lado, na justa medida em que não foi aqui invocada, ou seja, também não é pela questão financeira!
No que diz respeito à questão do tráfego, temos a plena consciência de que aquilo que estou a dizer é aquilo que o Sr. Ministro sabe, ou seja, que esse crescimento é inevitável, apesar de uma quebra devida ao 11 de Setembro.

O Sr. Fernando Pedro Moutinho (PSD): - Esse «apesar» faz a diferença!

Páginas Relacionadas
Página 0693:
0693 | I Série - Número 018 | 07 de Junho de 2002   nos testemunhos deixados,
Pág.Página 693
Página 0694:
0694 | I Série - Número 018 | 07 de Junho de 2002   acontece no presente. O S
Pág.Página 694
Página 0696:
0696 | I Série - Número 018 | 07 de Junho de 2002   O Orador: - No ano passad
Pág.Página 696
Página 0697:
0697 | I Série - Número 018 | 07 de Junho de 2002   capitais), respectivament
Pág.Página 697
Página 0698:
0698 | I Série - Número 018 | 07 de Junho de 2002   O «alto» que propomos à c
Pág.Página 698
Página 0699:
0699 | I Série - Número 018 | 07 de Junho de 2002   O Sr. Bruno Dias (PCP): -
Pág.Página 699
Página 0700:
0700 | I Série - Número 018 | 07 de Junho de 2002   Não posso também deixar d
Pág.Página 700
Página 0701:
0701 | I Série - Número 018 | 07 de Junho de 2002   isso. Deste modo, como é
Pág.Página 701
Página 0702:
0702 | I Série - Número 018 | 07 de Junho de 2002   O Sr. Presidente (Narana
Pág.Página 702
Página 0703:
0703 | I Série - Número 018 | 07 de Junho de 2002   a insistência num project
Pág.Página 703
Página 0704:
0704 | I Série - Número 018 | 07 de Junho de 2002   O anterior governo fez es
Pág.Página 704
Página 0705:
0705 | I Série - Número 018 | 07 de Junho de 2002   Disse-o porque os 200 mil
Pág.Página 705