O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1283 | I Série - Número 031 | 11 de Julho de 2002

 

por não ter dito aquilo que todos os Deputados e os jornalistas presentes tinham ouvido. Ainda bem que foi um equívoco…

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Que todos ouviram!

O Orador: - Ainda bem que foi um equívoco, porque, de facto, se as suas palavras tivessem sido aquelas que têm sido citadas, seriam graves. O não terem sido essas as palavras, só merece da nossa parte satisfação.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Guilherme Silva, pede a palavra para que efeito?

O Sr. Guilherme Silva (PSD): - Sr. Presidente, V. Ex.ª anunciou há pouco a entrada de um requerimento na Mesa…

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, é um projecto de deliberação.

O Orador: - Exactamente, Sr. Presidente.
Há pouco, o Sr. Deputado António Costa, quanto interveio a propósito da votação do recurso, levantou uma questão que tem a ver com a organização dos nossos trabalhos e é sobre essa matéria que quero intervir, para dizer o seguinte: registo a aproximação do PS no sentido de acelerar a votação desta lei, no entendimento de que ela é essencial, designadamente para resolver problemas de compromissos de Portugal junto da União Europeia e, nessa medida, quero adiantar que, obviamente, o Grupo Parlamentar do PSD está aberto a ponderar o que for necessário no sentido de podermos concluir esta lei ainda no mês de Julho, ou seja, se for necessário fazer o trabalho na especialidade e se for necessário fazer um Plenário para concluirmos a votação final global desta lei no mês de Julho, por forma a que, pelo País, por Portugal, se resolva um problema essencial do saneamento das suas finanças públicas, não será o Grupo Parlamentar do PSD que deixará de viabilizar essa proposta, essa iniciativa, estando receptivo àquilo que for necessário para essa viabilização.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado António Costa.

O Sr. António Costa (PS): - Sr. Presidente, sobre esta matéria, queria fazer uma sugestão a V. Ex.ª, por forma a não se perder tempo aqui, no Plenário, com esta matéria: quando V. Ex.ª julgar oportuno, convoque uma Conferência de Líderes para que possamos tratar essa questão. De qualquer forma, o debate de hoje não está em causa; o debate far-se-á e a votação só será amanhã, pelo que temos o dia de hoje para trabalhar nessa matéria. Quando o Sr. Presidente entender conveniente convocar a Conferência de Líderes, pela nossa parte, lá estaremos.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Telmo Correia.

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): - Sr. Presidente, de uma forma muito breve, quero apenas sublinhar e repetir o que, de resto, já tinha sido dito pelo Sr. Deputado Diogo Feio, uma vez que esta questão foi levantada novamente, dizendo que, da nossa parte, entendemos, e bem, como disse agora o Sr. Deputado António Costa, que deverá ser convocada uma Conferência de Líderes, e entendemos também que é desejável que haja unanimidade, dada a forma como as Conferência de Líderes decorreram relativamente a este assunto. Se essa unanimidade se desenhar, não inviabilizaremos - este é um aspecto novo que eu gostaria de deixar claro - que a unanimidade se faça nesta questão.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, desde já, sem prejuízo de reunirmos formalmente a Conferência de Líderes no final desta sessão, ponho à consideração dos líderes parlamentares a hipótese de se realizar uma sessão plenária para aprovarmos esta lei na data em que estava já prevista a realização da reunião da Comissão Permanente, e com isso omitiríamos a Comissão Permanente. Este é um assunto para pensarmos e depois se deliberará.
Vamos agora iniciar o debate, na generalidade, da proposta de lei n.º 16/IX.
Para apresentar a proposta de lei, tem a palavra a Sr.ª Ministra das Finanças.

A Sr.ª Ministra de Estado e das Finanças (Manuela Ferreira Leite): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Todos sabemos, desde sempre, que a nossa participação na União Económica e Monetária seria fonte de enormes benefícios e, simultaneamente, origem de exigentes e rigorosos deveres. É a situação normal resultante de qualquer acordo celebrado entre parceiros bem intencionados.
Foi neste contexto que o País aderiu ao Pacto de Estabilidade em 1997, que estabelece regras claras em matéria de finanças públicas, regras essas que se forem violadas terão, naturalmente, por contrapartida a proporcional perda de benefícios.
É, portanto, agora que se considera que o pacto é demasiado exigente? Tivéssemo-lo dito e discutido antes de o aceitar!

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Muito bem!

É agora que se considera que o País não está em condições de cumprir regras tão rigorosas? Então, porque motivo, recentemente, em Fevereiro de 2002, o governo assinou um compromisso de atingir um défice nulo em 2004?

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): - Muito bem!

A Oradora: - Desconhecia-se, então, a situação orçamental em que o País se encontrava?
Tivéssemos feito como a Alemanha e tivéssemos imposto, desde logo, a ideia de que não atingiríamos uma situação de equilíbrio orçamental em 2004! A Alemanha escreveu isso no seu Programa de Estabilidade!

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Muito bem!

A Oradora: - Mas nós não! Pelo contrário, fomos os arautos da exigência e do rigor! Nós assinámos um Programa de Estabilidade sem sequer referir - e fizemo-lo em Fevereiro de 2002 - que em 2004 poderíamos estar apenas com um défice próximo do zero. Não, fomos categóricos: em 2004 estaremos com défice nulo! Foi isso que assinámos, ao contrário dos outros.
Confessemos que fomos ousados, ou, melhor dizendo, atrevidos, porque nada fizemos, desde então, para cumprir

Páginas Relacionadas
Página 1280:
1280 | I Série - Número 031 | 11 de Julho de 2002   frase, mas quis mantê-la
Pág.Página 1280