O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1785 | I Série - Número 044 | 04 de Outubro de 2002

 

da nossa região, porque fui Deputado na anterior Legislatura, durante dois anos e meio, e, surpreendentemente, durante a governação do PS, nunca tive a ocasião de o ouvir dizer uma palavra relativamente aos interesses da nossa região.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Mas dou-lhe as boas-vindas, e tenho muito gosto na sua companhia em tudo o que seja defender os nossos comuns interesses.
O Sr. Deputado referiu-se ao Congresso.
O Congresso foi, antes de mais nada, uma grande demonstração de cidadania, mas foi também um momento de emoção dos transmontanos que vivem fora da região e que querem defender os interesses da sua terra, da qual não estão desapegados.
Mas o Congresso foi também um momento de algum dramatismo, principalmente quando tiveram de ser mencionadas e explicadas as insuficiências e o isolamento a que múltiplas terras e múltiplos concelhos daquela região estão votados pelo abandono a que foram sujeitos durante a governação socialista - e foi durante esses seis anos que esse maior isolamento se acentuou.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Sr. Deputado Mota Andrade, efectivamente há consensos quanto aos diagnósticos, e foram múltiplas as contribuições relativamente àquilo que era preciso fazer. E há consenso claro em duas áreas.
Primeiro, não há desenvolvimento sem eliminar os obstáculos ao mesmo. E, quanto à eliminação desses obstáculos, muito pouco foi feito nestes últimos seis anos e ficou tudo para fazer, incluindo as acessibilidades para as quais nem sequer há projectos disponíveis, porque o governo do PS teve o descaramento de fazer muito pouca obra e, para o que falta fazer, nem sequer deixou projectos prontos!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Deputado, relativamente à questão da universidade, o Sr. Primeiro-Ministro disse que, no fim da Legislatura, haveria ensino universitário em Bragança. E se quer que eu lhe diga (e não diga "não" com a cabeça), eu mesmo gostaria que a formulação tivesse sido mais clara,…

Vozes do PS: - Ah!…

O Orador: - … e assumo aqui,…

Aplausos do alguns Deputados do PS.

… como assumi sempre e em todas as ocasiões, as posições com as quais não me conformo e que não me agradam.
Aceito a palavra do Sr. Primeiro-Ministro, e ele reafirmou que, até ao fim da Legislatura, haveria ensino universitário em Bragança.
Sr. Deputado, eu disse-lhe que era bem-vindo. Junte-se aos esforços que têm de ser feitos, seja com que governo for,…

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, o seu tempo esgotou-se. Tenha a bondade de concluir.

O Orador: - Sr. Presidente, peço-lhe só mais 10 segundo.
Não tivemos acompanhamento do governo PS, mas queremos, nesta Legislatura, o apoio de todos, dos políticos, dos Deputados, das populações, para levarmos a bom termo o esforço ingente da recuperação dos atrasos de desenvolvimento que estão a provocar a desertificação de todo o Trás-os-Montes!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Mota Andrade, que dispõe de 3 minutos.

O Sr. Mota Andrade (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Machado Rodrigues, que bem compreendo o seu embaraço!

O Sr. Machado Rodrigues (PSD): - Embaraço?!

O Orador: - O facto de ter sido dito, há sete meses, pelo candidato a Primeiro-Ministro, que mudaria a placa… É, na verdade uma atitude, temos de o reconhecer - e sei que o Sr. Deputado reconhece, porque é um homem que também defende a qualidade do ensino -, muito feia, pois a proposta foi feita num contexto eleitoral e vinha ao encontro da tal petição que, provavelmente, V. Ex.ª também assinou, no sentido de se proceder a essa mudança de placa.

O Sr. Machado Rodrigues (PSD): - Não é verdade!

O Orador. - Portanto, sobre a universidade, como V. Ex.ª também aqui confessou, estamos conversados, porque, como eu disse, era muito simples cumprir o prometido. Mais: as gentes de Bragança, se o problema fosse dinheiro, pagariam a placa! Só que isso não resolve nada! Isso só põe em causa o tal ensino de qualidade, que desejamos e queremos para a nossa cidade.
Sr. Deputado Machado Rodrigues, é triste; é triste porque propusemos, ao longo dos seis anos e meio em que fomos governo, várias soluções para haver ensino universitário em Bragança e os senhores estiveram sempre do lado contrário. Os senhores nunca o quiseram, porque a única coisa que diziam querer era a transformação, com a tal mudança de placa, do instituto politécnico em universidade!

O Sr. Machado Rodrigues (PSD): - Isso não é verdade!

O Orador: - Mas, quanto a comparar o que o governo do Partido socialista fez com aquilo que os senhores estão a fazer, que até agora é zero, estamos perfeitamente à vontade,…

Vozes do PSD: - Faça favor!

O Orador: - … porque a única comparação que podemos fazer, Sr. Deputado, é entre os seis anos e meio de

Páginas Relacionadas
Página 1784:
1784 | I Série - Número 044 | 04 de Outubro de 2002   indispensável, a conver
Pág.Página 1784