O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1789 | I Série - Número 044 | 04 de Outubro de 2002

 

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Dizem duas coisas contrárias no mesmo dia!

O Orador: - Muito obrigado, pelo seu contributo.
Todavia, as diferenças não ficam por aí, Srs. Deputados. De facto, há diferenças entre o anterior e o actual Governo, entre o PS e o PSD.
O anterior governo e o PS parece que só descansam quando ganham as eleições; nós somos diferentes, só descansamos quando resolvemos os problema.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Sr.as e Srs. Deputados, o PSD tentou sensibilizar todos os partidos, sem excepção, para este problema. O PSD tentou sensibilizar todos os parceiros europeus e, de Norte a Sul da Europa, não há quem não reconheça que se morre por culpa ou negligência de quem constrói e quem pense que apenas há um determinado tipo de veículos, um determinado tipo de cidadãos. Ora, é entendimento meu, e da minha bancada, que não há cidadãos de primeira e de segunda; há cidadãos, há portugueses, e merecem todos igual respeito pelas suas vidas.
Srs. Deputados, o apelo que faço aqui, hoje, é extensivo a todos os grupos parlamentares. A meu ver, mais do que uma questão partidária, é uma questão humana. São vidas humanas que se perdem anualmente, são pessoas que são amputadas, são pessoas que são mutiladas, são pessoas que morrem por causa não dos acidentes mas dos mecanismos de protecção. E se VV. Ex.as tiverem a coragem - repito, a coragem - de fazer política para todos, todos, sem excepção, poderão estar salvaguardados.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Meus senhores, não peço aos partidos nada de mais, peço-lhes apenas que se limitem a fazer aquilo que dizem defender. E começo pela ala mais à esquerda.
Caríssimos Deputados e Deputada do Bloco de Esquerda, espero que VV. Ex.as, que tanto pugnam pelas minorias, pelas imensas minorias, pelas minorias absolutas, não se esqueçam da imensa maioria de pessoas que, por opção ou por necessidade, utilizam um veículo diferente. Espero que não só as minorias mediáticas, não só as minorias populares, tenham a vossa atenção. Olhem igualmente para esta, que são cidadãos normais e que também merecem a vossa atenção!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Sr.as e Srs. Deputados do Partido Comunista Português, a VV. Ex.as, que tanto pugnam pelo Portugal profundo, que tanto pugnam pelo País real, pelos mais carenciados, pelos mais desafortunados, relembro que Portugal não é só o litoral, nem só o país dos carros. Portugal ainda vive, nomeadamente no interior, dependente deste tipo de veículos. Por necessidade, por carências económicas, ou por opção, para muitos milhares de portugueses este é o único tipo de veículo que podem ou querem utilizar. Obrigá-los a conduzir sem segurança é um desrespeito pela sua vida, e, Srs. Deputados comunistas, não fazem mais do que o vosso apanágio se os defenderem também. Não serão iguais aos restantes, mas merecem igual respeito.
Sr.as Deputadas do Partido Ecologista "Os Verdes", espero, sinceramente, que VV. Ex.as, que tanto pugnam pelo ambiente…

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): - E pela segurança rodoviária!

O Orador: - … e pela prevenção rodoviária,…

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): - Vocês "chumbaram" o nosso diploma sobre o transporte colectivo de crianças.

O Orador: - … não se esqueçam de que a mota é um veículo menos poluidor, menos causador de trânsito e sem problemas de estacionamento.
Sr.ª Deputada, eu também sou presidente de uma associação ambiental, mas tenho uma visão um pouco mais abrangente.

Vozes do PSD e do CDS: - Muito bem!

O Orador: - Sabe qual é? Do meu ponto de vista, ser ecologista, ou defender o ambiente, não é só defender este ou aquele animal, esta ou aquela planta, este ou aquele traçado, é também defender as pessoas que menos agridem o ambiente e o prejudicam.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Srs. Deputados do Partido Socialista, contrariamente ao que talvez possam pensar, não vou duvidar das vossas boas intenções.

O Sr. José Magalhães (PS): - Faz bem!

O Orador: - Não vou! Não tenho uma maneira unilateral de ver as coisas, não creio que haja detentores absolutos da verdade. E, sinceramente, não desconfio, nem me passa pela cabeça, que não tenham resolvido este problema por não quererem, infelizmente, não puderam. O vosso secretário-geral abandonou-vos, a vocês e ao País, e este Parlamento não pôde legislar. A culpa não é vossa, mas já que o vosso partido e o vosso secretário-geral não soube ou não quis fazer, ajudem agora quem sabe, quem quer e quem vai resolver os problemas.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. António Galamba (PS): - Vá andar de bicicleta!

O Orador: - Sr.as e Srs. Deputados, termino dizendo que sou motociclista há tantos anos quantos os que sou militante social-democrata e que tenho muito orgulho em ambas as opções. Foram as melhores que fiz em toda a minha vida.
Todavia, peço a dignidade e a humildade de todos os Deputados, sejam eles motociclistas ou automobilistas, sociais-democratas ou não sociais-democratas, populares, socialistas, verdes, comunistas ou bloquistas, para se juntarem

Páginas Relacionadas
Página 1784:
1784 | I Série - Número 044 | 04 de Outubro de 2002   indispensável, a conver
Pág.Página 1784
Página 1785:
1785 | I Série - Número 044 | 04 de Outubro de 2002   da nossa região, porque
Pág.Página 1785