O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1501 | I Série - Número 025 | 28 de Novembro de 2003

 

Jorge Sampaio, questionado acerca do envio de forças da GNR para o Iraque, disse que…

A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): - Sr. Deputado, terminou o tempo de que dispunha. Conclua, por favor.

O Orador: - Vou terminar, Sr.ª Presidente.
S. Ex.ª o Sr. Presidente da República disse que, a partir do momento em que estamos no Iraque, todos temos de apoiar o trabalho das forças da GNR e de lhes desejar felicidades naquele contexto de grande dificuldade.
São palavras de bom senso de S. Ex.ª o Sr. Presidente da República. O contrário seria, como os senhores querem, a vitória do terrorismo internacional, e isso nós nunca aceitaremos.

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

Protestos do PCP.

O Sr. João Teixeira Lopes (BE): - Isso é um insulto!

A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): - Ainda para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado António Filipe.

O Sr. António Filipe (PCP): - Sr.ª Presidente, Srs. Deputados: Identificamo-nos com os quatro votos que foram apresentados e votá-los-emos, a todos, favoravelmente, passando a referir, brevemente, a nossa posição em relação a cada um.
Naturalmente, congratulamo-nos com a atribuição do Prémio União Latina ao escritor António Lobo Antunes, congratulação expressa no voto n.º 111/IX, apresentado pelo PS. Consideramos que é uma justa distinção a atribuição de um prémio tão prestigiado a um escritor que tanto tem engrandecido a literatura portuguesa através da sua brilhante obra literária.
Manifestamos o nosso pesar pelo falecimento de Armando Lopes, Subchefe da PSP, no cumprimento da sua perigosa missão. Queremos, pois, endereçar as nossas condolências aos seus familiares e à Polícia de Segurança Pública, ao serviço da qual ele faleceu.
Identificamo-nos com o voto n.º 109/IX, apresentado pelo Bloco de Esquerda, exigindo a retirada das forças da GNR do Iraque. Não partilhamos, de maneira nenhuma, a posição agora manifestada pelo Sr. Deputado Telmo Correia, que, aliás, continua a ignorar a opinião esmagadoramente maioritária do povo português, no sentido de Portugal não se envolver no contexto de guerra no Iraque.

Aplausos do PCP.

Vozes do CDS-PP: - Quem disse?!

O Orador: - O Sr. Deputado tresleu as palavras do Sr. Presidente da República.

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): - Não lê o jornal!

O Orador: - Somos os primeiros a desejar que os nossos compatriotas que estão no Iraque regressem sãos e salvos. Queremos que eles regressem, e já, ao contrário dos senhores, que querem que eles continuem a correr os imensos riscos que estão a correr no Iraque, apenas para salvar a face dos Estados Unidos da América, que, neste momento, não sabem como hão-de passar a responsabilidade da situação do Iraque para os outros países.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - Não aceitamos essa chantagem da parte do Estados Unidos, entendemos que Portugal não se deve envolver na guerra do Iraque…

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - E a ONU?

Páginas Relacionadas
Página 1497:
1497 | I Série - Número 025 | 28 de Novembro de 2003   52.º, 53.º e 54.º do t
Pág.Página 1497
Página 1498:
1498 | I Série - Número 025 | 28 de Novembro de 2003   estar na vida, pela am
Pág.Página 1498
Página 1499:
1499 | I Série - Número 025 | 28 de Novembro de 2003   sem ter sequer a noção
Pág.Página 1499
Página 1500:
1500 | I Série - Número 025 | 28 de Novembro de 2003   prefere, a uma polític
Pág.Página 1500
Página 1502:
1502 | I Série - Número 025 | 28 de Novembro de 2003   O Orador: - … e que os
Pág.Página 1502
Página 1503:
1503 | I Série - Número 025 | 28 de Novembro de 2003   os povos. Ora, o que a
Pág.Página 1503