O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3048 | I Série - Número 055 | 26 de Fevereiro de 2004

 

os 6,6%. Os desempregados, em 22 meses, quase que duplicaram. Desde a tomada de posse do Governo do PP e do PSD, temos, infelizmente, em média, todos os meses, mais 6328 desempregados, ou seja, mais de 210 desempregados por dia.

A Sr.ª Celeste Correia (PS): - Essa é que é essa!

O Orador: - Por seu turno e segundo os dados da Coface-Mope, em 2003 fecharam 2980 empresas, mais 888 do que em 2002, o que significa, em 12 meses, um aumento de 42,5%. Acresce que cerca de mais 1400 empresas estão desgraçadamente à beira da falência.
A construção civil sofre a pior crise dos últimos 20 anos. A produção desceu, entre 2001 e 2003, 20%, faliram 100 empresas e perderam-se 31 000 postos de trabalho.
O ano de 2003 fica marcado por um tremendo pessimismo dos portugueses. Todos os indicadores, sem excepção, atingiram os valores mais baixos de sempre.
Todos sabemos que a retoma virá um dia, mas, por enquanto, ainda não é visível ao fundo do túnel, infeliz e desgraçadamente.
Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Este Governo pauta-se por um conjunto de "D": Desinveste, Desemprega, Desmotiva, Descredibiliza, Desmobiliza.
Já vão longe os tempos em que o Primeiro-Ministro falava de um País de "tanga"; hoje o Primeiro-Ministro teria de falar de um extenso "areal de nudistas".

Aplausos do PS.

O Dr. Durão Barroso, em vez de remodelar o seu Governo, assiste, impávido e não sereno, à luta entre os que são pelo candidato presidencial Cavaco Silva e os que defendem a candidatura de Santana Lopes.
Mas o Dr. Durão Barroso, para desviar as atenções dessa luta fratricida, insiste numa outra "tanga": a "tanga" da retoma, hoje e aqui.

Protestos das Deputadas do PSD Natália Carrascalão e Isménia Franco.

Se o êxito consiste em alcançar o que se deseja, a felicidade assenta em desejar o que se alcança. Com este Governo, não há êxito nem felicidade, o que se alcança é tão-só o contínuo empobrecimento do País, porque, de facto, o défice real ultrapassa os 5%. O défice de 2,8% é um défice maquilhado e obtido à custa de receitas extraordinárias que não se repetirão. "Vão os anéis, ficam os dedos!"

Entretanto, assumiu a presidência a Sr.ª Vice-Presidente Leonor Beleza.

A Sr.ª Presidente: - Sr. Deputado, o seu tempo terminou, conclua, por favor.

O Orador: - Sr.ª Presidente, peço-lhe mais uns segundos, se for possível, para compensação…

A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): - Uns segundinhos, Sr. Deputado.

O Orador: - … porque tive algumas interrupções pelo caminho.

A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): - Sr. Deputado, conclua, por favor.

O Orador: - Sr.ª Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: O Governo do Eng.º António Guterres leu nos resultados eleitorais autárquicos de Dezembro de 2001 a eventualidade de criação de um "pântano" que, tecido na inexistência de uma maioria parlamentar, prejudicaria inevitavelmente Portugal e os portugueses. Por isso, responsável e democraticamente, devolveu ao eleitorado a possibilidade de uma nova opção nas urnas. Ora, não pode ser penalizado quem soube acrescentar mais democracia à democracia. O povo é soberano sempre