O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3406 | I Série - Número 062 | 12 de Março de 2004

 

elaborou: são atentados contra a Democracia!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - São atentados contra aquela que é a forma mais adequada que até hoje se encontrou para organizar as sociedades livres e, portanto, são atentados contra cada um de nós!

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): - Muito bem!

O Orador: - Nesta ocasião difícil para a Espanha, quero expressar, em nome do Grupo Parlamentar do PSD, às vítimas, às suas famílias, às autoridades espanholas e ao povo espanhol, toda a nossa solidariedade e uma condenação de todas as formas de terrorismo e de todos aqueles que apoiam qualquer forma de terrorismo, seja ela qual for. Não há justificação para qualquer acto terrorista!

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Que cada um de nós proclame aqui, bem alto, que pensa e exige que, no futuro, não haja mais actos desta natureza!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Antes de dar a palavra ao orador seguinte, gostava de assinalar a presença, na tribuna do Corpo Diplomático, do Sr. Embaixador de Espanha em Lisboa, a quem comuniquei que o Parlamento iria tomar posição sobre estes actos tão chocantes no início da sessão plenária e a quem apresento os meus cumprimentos.
Tem a palavra o Sr. Deputado Bernardino Soares.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Associamo-nos e subscrevemos inteiramente o voto que o Sr. Presidente da Assembleia nos propôs e nos trouxe, para, hoje, ser aqui discutido e votado.
Os acontecimentos terroristas de hoje, em Madrid, deixaram-nos, a todos, num profundo estado de consternação perante tão horrível tragédia, cuja dimensão é enorme, com a perda de numerosas vidas humanas, havendo quase um milhar de feridos e a evidente insegurança e estado de choque em que se encontram as populações de Espanha.
Foram milhares de pessoas indefesas, que se deslocavam para os seus trabalhos ou para os seus afazeres diários, o alvo escolhido para estes actos criminosos inqualificáveis e que nos motivam uma mais do que justificada revolta.
O brutal e criminoso atentado terrorista que motivou esta tragédia exige total repúdio e condenação sem reservas, sejam quem forem os responsáveis, que devem ser punidos pelos seus actos.
Neste momento difícil, nesta hora de grande tristeza, queremos enviar a nossa profunda solidariedade e os sentimentos de profundo pesar às vítimas e seus familiares, bem como a todo o povo espanhol.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado António Costa.

O Sr. António Costa (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Acordámos, hoje, sobressaltados com o bárbaro e chocante atentado em Madrid.
O primeiro sentimento que quero exprimir é de pesar pelas vítimas dos atentados, de solidariedade com o Reino de Espanha, na pessoa do seu Embaixador, e com todos aqueles que, em Espanha, hoje, sofrem a dor desta violência bárbara do terrorismo.
À hora a que falamos, desconhecemos culpados e fundamentos, mas pouco importam, nesta hora, os culpados e os fundamentos.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Não há terrorismo bom, não há terrorismo tolerável! Todo o terrorismo é intolerável e hediondo e, quaisquer que sejam o seu autor e a sua causa, só pode merecer de nós a mais viva repulsa.

Vozes do PS, do PSD e do CDS-PP: - Muito bem!

Páginas Relacionadas
Página 3405:
3405 | I Série - Número 062 | 12 de Março de 2004   Defesa Nacional, formulad
Pág.Página 3405
Página 3407:
3407 | I Série - Número 062 | 12 de Março de 2004   O Orador: - Este dia 11 d
Pág.Página 3407
Página 3408:
3408 | I Série - Número 062 | 12 de Março de 2004   falamos, as autoridades e
Pág.Página 3408
Página 3409:
3409 | I Série - Número 062 | 12 de Março de 2004   Esta manhã, o Sr. Primeir
Pág.Página 3409