O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3451 | I Série - Número 062 | 12 de Março de 2004

 

O Orador: - … temos de ser coerentes e sérios. E nós somos sérios e coerentes.

Vozes do CDS-PP: - Claro!

O Orador: - Por isso, hoje aqui condenamos todos os comportamentos impróprios e defendemos a boa ética desportiva.
Defendemo-lo agora, que organizamos o EURO 2004, porque nos parece importante. Parece-nos importante que Portugal, no ano em que organiza uma competição tão relevante, dê uma imagem de fair play e de comportamento sério, mas, no passado, tínhamos exactamente esta mesma posição e, no futuro, preservaremos o mesmo valor. Estaremos cá para ver se todos conseguem manter essa coerência, a coerência que não tiveram no passado!

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Francisco Louçã.

O Sr. Francisco Louçã (BE): - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Se este Parlamento soubesse que, num outro país, que certamente não é Portugal,…

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Não é?!

O Orador: - … uma determinada pessoa - imaginemos que se chamava Avelino Ferreira Torres -, num domingo à tarde, saía de sua casa, descia a Avenida Avelino Ferreira Torres, entrava no Estádio Avelino Ferreira Torres, irritava-se com a decisão de um árbitro, que não se chamava Avelino Ferreira Torres, e descia ao campo para pontapear o árbitro, agredi-lo e ameaçá-lo,…

Risos do PCP e de Deputados do PS.

… diria que essa era uma república das bananas.

Vozes do CDS-PP: - Já está a inventar!

O Sr. João Pinho de Almeida (CDS-PP): - Isso já é um filme!

O Orador: - E não é ficção! O problema é que é verdade! E esta verdade passa-se em Portugal, perante o compadrio, o silêncio, raramente perturbado, de quem entende que é preferível proteger um dos seus à verdade da democracia.
Ouvimos o Sr. Deputado João Pinho de Almeida indignar-se, perguntando: "Então, Mesquita Machado não fez o mesmo e foi três vezes candidato depois disso?!". Eu ficaria contente se dessa indignação resultasse que, não devendo ser Mesquita Machado candidato a presidente da Câmara Municipal de Braga, Avelino Ferreira Torres não possa ser, então, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, que, aliás, já fez falir, e, depois, de uma outra câmara, a que vem a seguir. Assim é que há critérios! Ou há coerência ou nada tem sentido no debate político!
Sr.as e Srs. Deputados, teremos nós de ver, algum dia, uma lei que diga: "é proibido invadir os estádios, a não ser que seja senador do Partido Popular"?!

Protestos do CDS-PP.

Ou ainda: "é proibido perturbar um acontecimento desportivo, a não ser que seja presidente de câmara e amigo do chefe do partido"?! É isto que está em causa, porque o voto apresentado pelo PSD e pelo CDS-PP é uma fraude política. A intervenção que o defendeu é totalmente razoável e inteiramente certa. Aplaudimo-la com gosto porque é uma intervenção que critica todos os actos de perturbação de iniciativas desportivas - e faz bem! - e concretiza, o que faz também em relação a este caso, não foge da responsabilidade.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Muito bem!

O Orador: - Mas, então, por que é que o voto nada diz sobre isso?

Páginas Relacionadas
Página 3456:
3456 | I Série - Número 062 | 12 de Março de 2004   Risos. … e publicad
Pág.Página 3456