O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3633 | I Série - Número 065 | 19 de Março de 2004

 

O Orador: - Desejamos, sinceramente, que os poderes públicos, este e outros governos, não se fiquem pelos votos de congratulação pelos êxitos da sua carreira e da sua Fundação, mas que tenham a consciência - nós esperamos tê-la e gostaríamos que todos a tivessem - de que empurrar para a frente e ajudar a sua Fundação, com os objectivos que ela vai ter, é uma obrigação de todos nós.
Muito obrigado, Carlos Lopes, por aquele que foi o seu exemplo, por aquele que foi o seu êxito, como desportista, para todos nós e para Portugal. Muito obrigado a todos quantos, conjuntamente consigo, pre-tendem continuar a prestar esse serviço na sua Fundação.

Aplausos do PS e do PSD.

O Sr. Presidente: - Tem, agora, a palavra a Sr.ª Deputada Heloísa Apolónia.

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Os Verdes subscreveram este voto, considerando que Carlos Lopes é, sem dúvida, uma referência no desporto, concretamente no atletismo. E é uma referência em Portugal e no mundo porque aí deixou também as suas marcas, chegando a ser o melhor de entre os melhores.
Com o caminho que fez, tem um papel determinante no incentivo ao desporto para os mais jovens e, na verdade, tem assumido esse papel.
Os Verdes saúdam Carlos Lopes e desejam que continue, das mais diversas formas, a dar o seu contri-buto ao desporto em Portugal e a tantos jovens que se querem iniciar e desenvolver na prática desportiva.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Em nome da Mesa e em meu nome pessoal, associo-me às palavras elogiosas que foram proferidas por diversas bancadas em relação a Carlos Lopes.
Todos nós recordamos, como aqui foi dito, a grande emoção do acontecimento de há 20 anos, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, que fez Carlos Lopes cobrir-se de ouro e fazer subir a bandeira de Por-tugal no mastro grande do Estádio Olímpico de Los Angeles.
Felicito-o e dele esperamos ainda, como também aqui foi dito, muita contribuição para o engrandeci-mento do desporto e do nosso País.
Vamos, então, votar o voto n.º 142/IX - De congratulação pelo exemplo, carreira e obra desportiva do atleta olímpico Carlos Lopes (PSD, PS, CDS-PP, PCP e Os Verdes).

Submetido à votação, foi aprovado por unanimidade.

Aplausos gerais, de pé.

É o seguinte:

Voto n.º 142/IX

De congratulação pelo exemplo, carreira e obra desportiva do atleta olímpico Carlos Lopes

Considerando que:
Carlos Lopes é um símbolo vivo do espírito de vitória no desporto português e do seu sucesso no Mundo;
A convicção, o valor, a força de vontade e a determinação que imprimiu a toda a sua vida na defesa exclusiva do desporto em Portugal são características que devem ser transmitidas a todas as pessoas em geral, com particular destaque para os desportistas e em especial os nossos jovens;
O seu currículo é vastíssimo, destacando-se a título exemplificativo uma Medalha de Prata, em 1976, nos Jogos Olímpicos de Montreal, uma Medalha de Ouro, em 1984, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles e um Recorde do Mundo, em 1985, na Maratona de Roterdão;
Da lembrança colectiva faz parte, com particular orgulho, o momento em que, há quase 20 anos, Car-los Lopes venceu a Maratona e, com as vestes de Portugal, recebeu a primeira Medalha de Ouro olímpica alguma vez recebida por um atleta nacional;
Este feito ímpar foi conseguido na base de um recorde desportivo que até hoje permanece imbatível;
Como personalidade incontornável da história desportiva nacional e mundial, Carlos Lopes recebeu diversas condecorações de diferentes instituições locais, nacionais e internacionais;

Páginas Relacionadas