O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5006 | I Série - Número 091 | 27 de Maio de 2004

 

Uma prioridade especialíssima atribuo à capacidade que temos de ter para atrair a Portugal os investigadores portugueses radicados no estrangeiro ou investigadores de outras nacionalidades.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Por isso, vamos lançar um programa - o Programa Damião de Góis - para jovens cientistas radicados no estrangeiro que pretendam regressar ao nosso País. É uma oportunidade que não podemos desperdiçar.
Vamos ainda aprovar um programa nacional de fomento da mobilidade científica (o nosso próprio ERASMUS) - o Programa Pedro Nunes.

O Sr. José Magalhães (PS): - O nome está bem escolhido!…

O Orador: - É uma inovação de particular importância, pois é por aí que se pode e deve caminhar.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Todas estas medidas se enquadram num programa claro e coerente e, a julgar pelo incómodo dos Srs. Deputados da oposição, estamos a acertar, estamos a ir no bom caminho.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. José Magalhães (PS): - Não se vê!

O Orador: - Todas estas medidas visam concretizar uma nova estratégia e um novo projecto mobilizador para Portugal.
A ciência, a investigação e a inovação fazem, assim, parte integrante da agenda política nacional.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Sr. José Magalhães (PS): - Que, felizmente, já está a acabar!

O Orador: - Não é uma nova moda; é, isso, sim, um novo e grande desafio, um momento de viragem!

O Sr. José Magalhães (PS): - Um novo atraso!

O Orador: - O alargamento da União Europeia, a era da globalização, as exigências da competitividade reclamam uma economia baseada no conhecimento e na inovação.
Este é o tempo de nos unirmos em torno deste desígnio. Um tempo de maior motivação para os nossos cientistas e investigadores. Um tempo de maior envolvimento das nossas universidades e demais institutos de investigação.
A todos deixo este desafio, um desafio ao nosso espírito de risco, de criatividade e de ambição. Um desafio à nossa capacidade e à nossa coragem. Um desafio que temos de vencer, em prol de um melhor futuro para todos os portugueses. Um desafio travado com determinação, como sempre, em nome de Portugal!

Aplausos do PSD e do CDS-PP, de pé.

O Sr. António Filipe (PCP): - Ainda vai haver uma bolsa para quem aplaude!

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, após a intervenção do Sr. Primeiro-Ministro, o debate inicia-se, como de costume, com a intervenção do líder do primeiro partido da oposição.
Assim, tem a palavra o Sr. Deputado Eduardo Ferro Rodrigues.

O Sr. Eduardo Ferro Rodrigues (PS): - Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro, tal como há uns meses largos depois desse Conselho de Ministros de Óbidos, o seu Governo e o Sr. Primeiro-Ministro tentaram apresentar hoje, aqui, falsamente, como novos financiamentos verbas que resultam apenas de

Páginas Relacionadas
Página 5007:
5007 | I Série - Número 091 | 27 de Maio de 2004   rearrumação de dinheiro…
Pág.Página 5007
Página 5008:
5008 | I Série - Número 091 | 27 de Maio de 2004   O Sr. Primeiro-Ministro de
Pág.Página 5008