O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5138 | I Série - Número 093 | 28 de Maio de 2004

 

pela voz que tenho neste momento, acho que, desde logo, demonstro como, pessoalmente, vivi a vitória do Futebol Clube do Porto.
Mas, mais do que estarmos a discutir estados de alma pessoais, devemos salientar a grande vitória do Futebol Clube do Porto, ontem, na Alemanha, com a presença simbólica do Sr. Primeiro-Ministro mas que foi, com toda a certeza, uma vitória sentida por todos os portugueses.
Devo dizer que esta é uma vitória que também demonstra a forma como podemos e devemos estar na vida: com trabalho organizado, disciplina e, fundamentalmente, falta de medo perante os adversários.
O Futebol Clube do Porto sempre assumiu que iria jogar para ganhar. Esta organização é, com toda a certeza, da sua direcção, do seu presidente, da sua equipa técnica, do seu treinador e da sua massa associativa, e é, com toda a certeza, um exemplo a seguir.
Esperemos que, no EURO 2004, também possamos festejar uma grande vitória de Portugal e que Portugal jogue sem medo e para a vitória. Ontem, tivemos um bom exemplo para esse caminho.

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Honório Novo.

O Sr. Honório Novo (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Uma pequena nota introdutória ou, se quiserem, formal.
Em matéria que a todos nos une, como é o caso, é habitual e normal que haja um voto comum, subscrito por todos.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Muito bem!

O Orador: - O protagonismo, neste caso, Srs. Deputados, é do Futebol Clube do Porto e da sua enorme vitória e não, certamente, de nenhum dos grupos parlamentares que insistiu em apresentar, isoladamente, cada um dos votos.

Aplausos do PCP e de Os Verdes.

Sr. Presidente, Srs. Deputados: Houve duas enormes vitórias desportivas do Futebol Clube do Porto seguidas - no ano passado para a Taça UEFA e neste ano para a Liga dos Campeões. São duas enormes vitórias do futebol e do desporto em Portugal.
Deixem-me que nesta hora de regozijo pela vitória dirija uma palavra aos adeptos e jogadores do Mónaco, que foram derrotados mas que denotaram, todos em conjunto, um enorme fair play desportivo, que deveria estar presente em todos os acontecimentos desportivos passados e futuros.
Quero testemunhar, em nome do PCP, o nosso apreço e a nossa honra por termos festejado, em conjunto com os dirigentes, os jogadores e a enorme massa associativa do Futebol Clube do Porto, uma vitória do clube, da cidade e do País. Porque este feito - peço desculpa ao Futebol Clube do Porto, aos portuenses e aos portistas - já não é do Porto, é um feito desportivo do País, um feito que é tanto mais importante quanto nos pode servir de exemplo para o EURO 2004, que aí vem.

Aplausos do PCP, do PS, do BE e de Os Verdes.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Luís Fazenda.

O Sr. Luís Fazenda (BE): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Também o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda acompanha os votos de saudação apresentados ao Futebol Clube do Porto, endereçando-lhe parabéns pela vitória na mais importante competição de futebol de clubes, cientes de que tal facto é um prestígio para o País mas, sobretudo, para a cidade do Porto. Todos sabemos que, na dimensão europeia destas competições, são as cidades que têm o maior reconhecimento, portanto, é para a cidade do Porto que vai o principal reconhecimento.
Por isso, endereçamos também os parabéns à cidade do Porto,…

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - O Presidente da Câmara estava entusiasmado!

O Orador: - … aos portistas, aos não portistas e aos portuenses em geral.

Aplausos gerais.

Páginas Relacionadas
Página 5143:
5143 | I Série - Número 093 | 28 de Maio de 2004   ao permitido por lei, apre
Pág.Página 5143
Página 5144:
5144 | I Série - Número 093 | 28 de Maio de 2004   portanto, em plena governa
Pág.Página 5144
Página 5145:
5145 | I Série - Número 093 | 28 de Maio de 2004   O Sr. José Magalhães (PS):
Pág.Página 5145
Página 5146:
5146 | I Série - Número 093 | 28 de Maio de 2004   E espero que tenham compre
Pág.Página 5146
Página 5147:
5147 | I Série - Número 093 | 28 de Maio de 2004   O Sr. Presidente: - Para q
Pág.Página 5147
Página 5148:
5148 | I Série - Número 093 | 28 de Maio de 2004   O Sr. Telmo Correia (CDS-P
Pág.Página 5148
Página 5149:
5149 | I Série - Número 093 | 28 de Maio de 2004   Aplausos do CDS-PP.
Pág.Página 5149