O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5137 | I Série - Número 093 | 28 de Maio de 2004

 

É, pois, um estímulo para a nossa Selecção, que vai estar, em nome de Portugal, a disputar o EURO 2004.
O Futebol Clube do Porto alcançou um feito único a nível nacional e apenas uma vez atingido por uma equipa inglesa: o de conquistar, em dois anos consecutivos, os dois títulos da UEFA - a Taça UEFA, em 2003, e a Liga dos Campeões, em 2004.
Este feito alcançado pelo Futebol Clube do Porto não é irrepetível mas não será fácil de igualar e só possível de atingir por equipas organizadas, determinadas, motivadas e com espírito de conquista.
Portugal inteiro vibrou com esta vitória. Desde a cidade do Porto irradiou uma onda de emoção, entusiasmo e alegria para todo o Portugal e para todos os portugueses.
Os portugueses que se deslocaram à Alemanha, os nossos emigrantes e todos aqueles que, via televisão, assistiram ao jogo demonstraram entusiasmo, apoio e adesão, o que demonstra bem a importância do fenómeno desportivo e que a participação em eventos desportivos desta dimensão são um meio privilegiado de promoção das nossas cidades, das nossas regiões e de Portugal.
A brilhante carreira, nestas duas épocas, do Futebol Clube do Porto, a culminar com esta vitória, merece o aplauso de todos.
Por isso, congratulamo-nos com este título desportivo do Futebol Clube do Porto e endereçamos a todos os seus dirigentes, à equipa técnica, aos jogadores e a todos aqueles que contribuíram para alcançar tantos êxitos os nossos aplausos e reconhecimento.

Aplausos gerais.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Montenegro.

O Sr. Luís Montenegro (PSD): - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Depois de há um ano, no dia 21 de Maio de 2003, o Futebol Clube do Porto ter conquistado a Taça UEFA, ontem, no dia 26 de Maio de 2004, o Futebol Clube do Porto conquistou a Liga dos Campeões.
Há um ano, congratulámo-nos com o feito notável da conquista da Taça UEFA e era legítimo que todos tivéssemos pensado que, no ano seguinte, não conseguiríamos fazer mais nem melhor, mas conseguimos. Conseguimos! O Futebol Clube do Porto, com a sua vontade, com a sua determinação, com a sua garra e, sobretudo, com muito trabalho, conseguiu superar-se e conseguiu um título ainda maior do que aquele que tinha alcançado há um ano atrás.
Este feito é histórico e notável e, naturalmente, é vivido por todos os portistas mas é também vivido intensamente, e assinalo-o aqui, por todos aqueles com uma preferência clubística diferente. Para além disto, foi também um feito vivido não apenas por todos os portugueses que residem no território nacional mas também, e sobretudo, de forma particular, pela nossa comunidade emigrante. E posso testemunhá-lo, porque lá estive e sei que viveu muito intensamente o feito que, ontem, alcançámos na Alemanha.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Este feito é também importante, e também o queremos aqui assinalar, numa altura em que vamos entrar na realização da fase final do Europeu de 2004, que é, como todos sabem, um evento da maior relevância e da maior importância para o nosso País. E, estando associado a esse evento, motiva-nos para vivermos todos, intensamente, esse evento.
Daí a nossa congratulação a toda a equipa técnica e a todos os dirigentes do Futebol Clube do Porto.
Para terminar, Sr. Presidente e Sr.as e Srs. Deputados, diria o seguinte: costuma dizer-se que o Porto é uma nação; não vou aqui dissertar sobre isso,…

Vozes do PSD e do PS: - Mas é!

O Orador: - … mas é indiscutível que, ontem, o Futebol Clube do Porto esteve com a Nação e é indiscutível que a Nação esteve com o Futebol Clube do Porto e que está grata ao Futebol Clube do Porto.

Aplausos do PSD, do PS e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Diogo Feio.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Há matérias que, com toda a certeza, poderão juntar toda a Câmara, se calhar, de uma forma diferente, quanto ao seu entusiasmo. Eu,

Páginas Relacionadas