O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5176 | I Série - Número 094 | 29 de Maio de 2004

 

Vou apenas pedir-lhe - suponho ter sido o último Deputado da actual maioria governamental a intervir - um pedido de esclarecimento.
Sr. Deputado, comparando o que, num debate desta natureza, dizem as Actas de há três anos com aquilo que aqui foi dito hoje, pode V. Ex.ª explicar-nos as razões, em concreto, da mudança de posição da maioria PSD/PP? Ou pode explicar-nos, pelo menos relativamente ao seu grupo parlamentar, quais são, em concreto, as razões pelas quais a vossa posição é esta hoje quando três anos antes era radicalmente oposta?

O Sr. António Galamba (PS): - Essa é que é essa!

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado João Pinho de Almeida.

O Sr. João Pinho de Almeida (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Laurentino Dias, em primeiro lugar, quero agradecer-lhe.
Pensava que não subsistia essa dúvida, mas se subsiste, naturalmente, tenho todo o interesse em responder: não foi alterada qualquer posição.

Protestos do PS.

O que disse o Sr. Deputado Nuno Teixeira de Melo, há dois anos, foi que, em relação a uma intervenção de outro Sr. Deputado, que não foi sequer uma intervenção sua, foi que o partido proponente, que era na altura outro, como sabe, propunha determinadas medidas, que o Grupo Parlamentar do CDS-PP considerou serem medidas bem propostas.
Nessa altura, o que se propunha era evitar que as selecções nacionais fossem patrocinadas por bebidas alcoólicas.

O Sr. Bruno Dias (PCP): - Era proibir!

O Orador: - Por mim, considero positivo que se evite o patrocínio das selecções nacionais por bebidas alcoólicas.

O Sr. Bruno Dias (PCP): - Ahhhh!…

O Orador: - Naturalmente, julgo preferível que sejam patrocinadas por outro tipo de empresas. Isso não está minimamente em causa. O que está em causa é o fundamentalismo oportunista de um grupo parlamentar nesta Assembleia da República, é a incoerência!
Nessa altura, como se lembrará, Sr. Deputado, esta matéria era discutida num projecto de resolução que integrava outras áreas de outras matérias, relativas ao combate ao alcoolismo e ao aumento do consumo de álcool, por parte da juventude.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Muito bem!

O Orador: - Foi exactamente isto, o que eu disse no fim da minha intervenção.
Portanto, se quiserem discutir as selecções nacionais, os festivais de juventude, as queimas das fitas, todos estes problemas, contem connosco, mas numa postura séria.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Muito bem!

O Orador: - Mas, se quiserem oportunismos à conta de um Campeonato da Europa de Futebol que se realiza em Portugal, connosco não contem! A posição é clara e coerente, Sr. Deputado!

Aplausos do CDS-PP e de Deputados do PSD.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra a Sr.ª Deputada Isabel Castro.

A Sr.ª Isabel Castro (Os Verdes): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Penso que uma das questões que está implícita neste debate constitui um problema grave no nosso país cuja dimensão a torna num problema de saúde pública - o problema do alcoolismo.

Páginas Relacionadas
Página 5181:
5181 | I Série - Número 094 | 29 de Maio de 2004   que, aliás, já aqui discut
Pág.Página 5181
Página 5182:
5182 | I Série - Número 094 | 29 de Maio de 2004   A tendência crescente para
Pág.Página 5182
Página 5183:
5183 | I Série - Número 094 | 29 de Maio de 2004   O Orador: - Como é possíve
Pág.Página 5183
Página 5184:
5184 | I Série - Número 094 | 29 de Maio de 2004   O Sr. Presidente (Manuel A
Pág.Página 5184