O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0195 | I Série - Número 004 | 23 de Setembro de 2004

 

O Sr. Jorge Nuno Sá (PSD): - Para a próxima convidamo-lo, para ficar melhor informado!

O Orador: - Aliás, Sr. Presidente e Srs. Deputados, isto é bem notório no facto de nem sequer ter sido formulada uma perguntinha ao Sr. Deputado João Pinho de Almeida, quando aqui apresentou as conclusões dessas jornadas parlamentares - não sei se isto não quererá dizer alguma coisa…
Concordo, Sr. Deputado Maximiano Martins, que é um escândalo a situação que se vive devido à ausência de um regime sério de incompatibilidades para os cargos públicos na Região Autónoma da Madeira - aliás, propusemos uma solução em sede de revisão constitucional.
Entendemos que é preciso introduzir uma alteração naquela região, porque o poder instituído compensa uma política que mantém manchas de pobreza e de enorme desigualdade, com uma brutal arrogância e falta de respeito para com as instituições democráticas, como bem se viu a propósito das declarações proferidas sobre a Comissão Nacional de Eleições e, aliás, subscritas pelo líder parlamentar do PSD.
Sr. Deputado, há uns tempos, houve quem falasse de "choque fiscal", agora há quem fale de "choque tecnológico". A meu ver, a Madeira necessita, verdadeiramente, de um grande "choque democrático" para que aquela região avance definitivamente para o caminho da democracia e do progresso.

Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Hugo Velosa.

O Sr. Hugo Velosa (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Maximiano Martins, que os Srs. Deputados Bernardino Soares ou João Teixeira Lopes não conheçam a região, ainda é aceitável,…

Protestos do PCP.

O Sr. João Teixeira Lopes (BE): - Conheço! Conheço!

O Orador: - … agora que o Sr. Deputado Maximiano Martins, que é eleito pelo círculo eleitoral da Madeira, não a conheça, é algo de inaceitável!
É completamente inaceitável que venha aqui falar, por exemplo, do analfabetismo. A este propósito, pergunto-lhe: o Deputado Maximiano Martins esteve na Madeira nos últimos 30 anos?

O Sr. Guilherme Silva (PSD): - Não esteve!

O Orador: - Sabe como era a Madeira há 30 anos? O que o Sr. Deputado Maximiano Martins teria de fazer, e é por isto que julgamos que, neste momento, quem lidera a oposição na Madeira não é o Partido Socialista mas, sim, alguns outros partidos…

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - É o CDS?!

O Orador: - Admito que sim! O CDS, o próprio PCP, mas não o Partido Socialista, porque quando o Sr. Deputado Maximiano Martins vem ao Parlamento da Assembleia da República apresentar aquilo que diz serem as sete medidas do programa do governo da região é a prova mais provada de que o Partido Socialista foi sempre o mais centralista de todos os partidos em relação às autonomias.

Aplausos do PSD.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Confesso, Sr. Deputado, que eu não precisava dessa prova, porque ela é-nos dada por aquilo que o Partido Socialista tem sido na Madeira nos últimos anos. E deixe-me que lhe diga que me parece de mau gosto que o Sr. Deputado Maximiano Martins venha à Assembleia da República - tentando, de certa forma, sobrepor-se ao líder do Partido Socialista na Madeira - apresentar o programa do governo que deveria ser apresentado na Assembleia Legislativa da Madeira pelo líder do Partido Socialista da Madeira, que, pelos vistos, ninguém sabe quem é.
Esta é a questão de fundo, e o Partido Socialista não pode vir aqui dar lições de moral nesta matéria.
Quando à existência de democracia na Madeira, pergunto: há alguma eleição na Madeira que já tenha sido impugnada?! Tanto quanto me recordo, foi apenas uma, por algumas irregularidades que foram praticadas pelo Partido Socialista em Machico!

Páginas Relacionadas
Página 0191:
0191 | I Série - Número 004 | 23 de Setembro de 2004   O Orador: - E o que es
Pág.Página 191
Página 0192:
0192 | I Série - Número 004 | 23 de Setembro de 2004   Isto não vos causa um
Pág.Página 192
Página 0196:
0196 | I Série - Número 004 | 23 de Setembro de 2004   Aplausos do PSD.
Pág.Página 196
Página 0197:
0197 | I Série - Número 004 | 23 de Setembro de 2004   passa por ser engraçad
Pág.Página 197