O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0196 | I Série - Número 004 | 23 de Setembro de 2004

 

Aplausos do PSD.

Risos do PS.

Nenhuma outra eleição na Madeira foi impugnada ou alvo de uma acusação de falta de democracia comprovada!
Portanto, o Partido Socialista tem de se entender. O Partido Socialista não se entende em relação à Madeira. O esperável do PS era que viesse aqui falar do que a Madeira cresceu, do quanto se desenvolveu, também em termos sociais… os Srs. Deputados falam em bolsas de pobreza, mas esquecem-se de que elas existem em todo o País.
Srs. Deputados, desloquem-se à Madeira, vejam o que é a Madeira e como vive a sua população relativamente ao que era e não venham com acusações deste tipo. Porém, se elas vierem de Deputados que não são da Madeira ainda as entendo, agora…

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, o tempo esgotou-se. Peço-lhe que conclua.

O Orador: - Vou concluir, Sr. Presidente.
O Sr. Deputado disse aqui, em relação à Região Autónoma da Madeira, que alguém enriquece e outros empobrecem. Pergunto: no sector do turismo, quem tem enriquecido - e bem, não temos nada contra! - senão muita gente ligada ao Partido Socialista?! E penso que, nesta matéria, o Sr. Deputado sabe bem do que fala!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. João Pinho de Almeida (CDS-PP): - É verdade!

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Maximiano Martins.

O Sr. Maximiano Martins (PS): - Sr. Presidente e Srs. Deputados, o que está aqui em causa - e parece que os Srs. Deputados das bancadas do PSD e do CDS-PP ignoraram - é o conjunto de declarações que, da parte do CDS-PP, não mereceu qualquer reacção por entenderem que não tinha qualquer significado.
A questão que coloquei, e volto a colocar, ao CDS-PP é a de saber como reage a vossa consciência perante este tipo de afirmações, feitas por um dos vossos: sistema político caduco, ultrapassado e corrupto; partido único que usa e abusa de todo o poder, que domina o governo, o parlamento, as câmaras, etc., etc., e tudo o que mexa na sociedade. Isto não conta?!

Protestos do Deputado do CDS-PP João Pinho de Almeida.

Passam por uma denúncia desta natureza, em sociedade democrática, e permanecem como se nada acontecesse?!
Creio que a introdução da minha intervenção tem todo o sentido, porque a Assembleia da República e todo o País ficam a saber que, da bancada do CDS-PP, não há um abalo de consciência face a estas declarações e a Madeira e os dirigentes do CDS-PP/Madeira ficam a saber que não contam com a vossa solidariedade.
Esta é uma questão importante e não representa dois terços de qualquer tipo de intervenção, Sr. Deputado.

O Sr. João Pinho de Almeida (CDS-PP): - Neste caso, já representa três quartos!

O Orador: - Sr. Deputado Nuno Teixeira de Melo, o programa do PS para a Madeira representa um trabalho de meses, consubstanciado em propostas em todas as áreas de governação. Portanto, não têm qualquer sentido as observações que fez; não precisamos de qualquer tipo de "bengala" para fazer a nossa própria intervenção.
Sr. Deputado João Teixeira Lopes, considero que existe uma inimputabilidade injustificada relativamente ao dirigente do governo regional da Madeira e da gente do PSD da Madeira. Há um fenómeno um pouco paradoxal, que é, face às atitudes do "vale tudo", a sociedade passar a entender que, da parte de determinadas pessoas - e, neste caso, daquele senhor… -, pode ser dito n'importe quoi, porque isto

Páginas Relacionadas
Página 0191:
0191 | I Série - Número 004 | 23 de Setembro de 2004   O Orador: - E o que es
Pág.Página 191
Página 0192:
0192 | I Série - Número 004 | 23 de Setembro de 2004   Isto não vos causa um
Pág.Página 192
Página 0197:
0197 | I Série - Número 004 | 23 de Setembro de 2004   passa por ser engraçad
Pág.Página 197