O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0265 | I Série - Número 005 | 24 de Setembro de 2004

 

O Orador: - Mas, Sr.ª Deputada Ana Benavente, é precisamente nisso que estamos em desacordo. É que a rotina consolidada que existia e que foi agora abalada era má, pois permitia, através precisamente desses mini-concursos, que durante o mês de Outubro houvesse ainda professores que não estavam colocados.
Ora, ainda estamos em Setembro e este novo sistema pretende precisamente que, em tempo útil, todos os professores, em situação de igualdade, sejam colocados!

O Sr. João Pinho de Almeida (CDS-PP): - Muito bem!

O Orador: - É evidente que estarmos agora aqui a afirmar que tudo correu bem não faria sentido. Não correu tudo bem,…

Vozes do PS: - Correu tudo mal!

O Orador: - … mas o mês de Setembro ainda não acabou!

Protestos do PS, do PCP e de Os Verdes.

O Sr. João Teixeira Lopes (BE): - É uma ameaça?

O Orador: - Queira o Partido Socialista, e a Sr.ª Deputada Ana Benavente em particular, ser sério e dirá que, por exemplo, 62% das escolas estão já abertas. Queira a Sr.ª Deputada tratar esta discussão de forma seria e dirá, por exemplo, como sabe, que em Agosto a lista graduada já tinha sido apresentada,…

O Sr. Bruno Dias (PCP): - Qual delas?

O Orador: - … que, de 26 000 reclamações, 24 000 foram atendidas e vistas todas uma a uma.
Este novo sistema mereceu a aceitação de todos os sindicatos, com excepção feita à FENPROF. E sabe porquê, Sr.ª Deputada Ana Benavente? Porque é o melhor sistema, que, no dia em que estiver a funcionar direito, trará justiça aos portugueses e fará melhor pelas famílias, pelos alunos e pelos professores.

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

A Sr.ª Ana Benavente (PS): - Como se vê!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Ana Drago.

A Sr.ª Ana Drago (BE): - Sr. Presidente, Srs. Deputados, o Bloco de Esquerda associa-se e saúda este voto de protesto pela não abertura do ano lectivo de 2004/2005, apresentado pelo Partido Socialista, e exprime o seu absoluto espanto com as declarações acabadas de proferir pelo Sr. Deputado Nuno Teixeira de Melo, dizendo-nos que o melhor sistema é aquele que conduziu a que as aulas, em Portugal, ainda não estejam totalmente em funcionamento.

O Sr. João Teixeira Lopes (BE): - Muito bem!

A Oradora: - Portanto, para o Sr. Deputado, o melhor sistema é aquele que conduziu ao absoluto colapso do sistema de colocação de professores e que tem conduzido a que mais de 30% das escolas não estejam abertas, 62% das escolas estejam a funcionar mas não tenham todos os professores, havendo milhares de pais que não sabem o que é que acontece aos seus filhos, onde os vão colocar, e estudantes que não sabem como é que vão cumprir o seu currículo para fazer os exames nacionais estipulados por este próprio Governo.

O Sr. João Teixeira Lopes (BE): - Muito bem!

A Oradora: - O que é curioso é a forma como a maioria e o Sr. Primeiro-Ministro não têm assumido a sua responsabilidade, ou, melhor, a forma como o Sr. Primeiro-Ministro tem visto a responsabilidade desta maioria governamental neste processo.
Pelas declarações que foram feitas ao longo destes dias, esta maioria parlamentar transformou-se para

Páginas Relacionadas
Página 0262:
0262 | I Série - Número 005 | 24 de Setembro de 2004   ao Sr. Presidente e ao
Pág.Página 262
Página 0263:
0263 | I Série - Número 005 | 24 de Setembro de 2004   dos outros partidos, e
Pág.Página 263
Página 0264:
0264 | I Série - Número 005 | 24 de Setembro de 2004   A Oradora: - O que est
Pág.Página 264
Página 0266:
0266 | I Série - Número 005 | 24 de Setembro de 2004   o novo Governo no mesm
Pág.Página 266
Página 0267:
0267 | I Série - Número 005 | 24 de Setembro de 2004   dirigentes políticos d
Pág.Página 267