O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0402 | I Série - Número 008 | 01 de Outubro de 2004

 

Vozes do PSD: - Oh!…

O Orador: - Não querem saber o que faz o Governo! Não querem que os portugueses saibam, porque o ministro, de vez em quando, numa aparição, diz-nos que os números estão controlados. O ministro tem listas de espera, de atendimento, mas não nos diz como é que essas listas se concretizam, em que hospitais, em que patologias, com que custos, com que prioridades. Isto não é aceitável! E os Srs. Deputados colocam-se numa situação de inferiorização da vossa função parlamentar…

Risos do PSD.

… ao ajudarem a rejeitar aquela que é a função do Parlamento - não é a função da oposição, é do Parlamento -, como saber qual é a política do Governo, qual é o seu fundamento, quais são os seus resultados. Perdem qualquer capacidade de, no futuro, poder pedir informação, porque hoje se recusam a tê-la e diminuem a vossa função como Deputados.

Vozes do BE: - Muito bem!

O Orador: - É pobre, é triste, é a maioria PSD/PP. São verdadeiros artistas portugueses!

Aplausos do BE.

Vozes do PSD: - Que desgraça!

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, não havendo mais oradores inscritos, passamos ao voto n.º 207/IX - De congratulação pelos resultados obtidos pelos atletas portugueses nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, apresentado por mim.
No entanto, antes de dar a palavra aos Srs. Deputados inscritos para se pronunciarem sobre ele e, como o voto é muito curto, vou lê-lo.
"Tiveram lugar em Atenas, com sessão de encerramento, ocorrida no passo dia 28 de Setembro, os Jogos Paralímpicos 2004, que contaram com a presença de uma delegação portuguesa, a competir nas modalidades de bócia, natação, atletismo, hipismo e ciclismo.
Mais uma vez, através de duas medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze, o Hino Nacional ecoou bem alto e a nossa Bandeira subiu nos mastros da glória.
A Assembleia da República congratula-se com o sucesso alcançado e saúda a prestação dos atletas portugueses nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, saudando também, de forma efusiva, a Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes e todos aqueles quantos contribuem para a prática desportiva dos cidadãos portadores de deficiência no nosso país".
Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Fernando Cabral.

O Sr. Fernando Cabral (PS): - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Naturalmente, o Partido Socialista associa-se a este voto de congratulação.
Durante alguns dias, este ano, em Atenas, um conjunto de atletas portugueses representaram condignamente o País. Estão, por isso, de parabéns todos os atletas que ganharam as medalhas - duas medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze - e todos aqueles que integraram a comitiva que participou nestes jogos paralímpicos. Foram cerca de 100 pessoas, entre atletas, guias, dirigentes, equipa médica e treinador, a competir em todas as modalidades, que deram mais uma vez prestígio ao nome de Portugal.
Gostaria só de acrescentar uma congratulação por uma modalidade que não está particularmente referida no voto em apreço, refiro-me ao basquetebol. Houve um torneio de demonstração onde a equipa portuguesa, com atletas portadores de deficiência mental, ganhou, e esta modalidade também poderá, no futuro, vir a integrar os jogos paralímpicos.
Mas, fundamentalmente, Sr. Presidente e Srs. Deputados, penso que é o movimento paralímpico, todos os atletas portadores de deficiência e todos aqueles que contribuem para que este seja um movimento cada vez maior que estão de parabéns.
Parabéns a toda a delegação e parabéns a todo o movimento paralímpico.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Marcelo Mendes Pinto.

Páginas Relacionadas
Página 0405:
0405 | I Série - Número 008 | 01 de Outubro de 2004   a) O volume de despesas
Pág.Página 405
Página 0406:
0406 | I Série - Número 008 | 01 de Outubro de 2004   Protestos do Deputado d
Pág.Página 406