O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0977 | I Série - Número 018 | 19 de Novembro de 2004

 

que não corresponde à realidade.
Quero também dizer-lhe que nunca confundo negócio com serviço público. Nunca!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

E também não confundo serviço público com total ineficiência, mas deve ter-se respeito por quem utiliza os transportes públicos. Esta é uma questão fundamental.

O Sr. Bruno Dias (PCP): - Então, não diga que andam à boleia!

O Orador: - O novo passe social é um passo absolutamente indispensável, discutido com as áreas metropolitanas de transporte e que será mesmo da iniciativa destas, no contexto de que as pessoas só paguem aquilo que efectivamente utilizam. Se isto é injusto, tenho de rever os meus conceitos de justiça.

O Sr. Bruno Dias (PCP): - Não é injusto, é pré-comprado!

O Orador: - Mas acho que o senhor também tem de rever os seus.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Sr. Deputado José Junqueiro, sobre o "nada fazer" e sobre o anúncio de televisão que citou, a única coisa que já percebi é que o Sr. Deputado tem conta no Montepio Geral.

Risos.

O Sr. José Junqueiro (PS): - Por acaso, é bem lembrado!

O Orador: - Penso que as SCUT já foram discutidas o suficiente. Agora, pegando na palavra "opaco" e numa outra, ontem aqui muito citada nomeadamente pelo Sr. Deputado José Sócrates, que é "truque", gostaria de dizer que não há maior truque do que as SCUT, na proporção e nos sítios em que foram feitas. Este foi o maior truque.
O segundo maior truque, também feito nessa altura, foi a separação da CP da REFER, deixando 80% da dívida na CP e alavancando na REFER aquilo que era a nova capacidade de endividamento, para ter um sistema totalmente opaco - isto é que é ser opaco!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

A aposta na ferrovia era na criação de um veículo que servia unicamente para desorçamentar.

O Sr. José Junqueiro (PS): - Tem de cá vir discutir isso!

O Orador: - Sobre infra-estruturas, e como hoje falei de logística, gostava de dizer que, na minha equipa, não tenho ninguém que proponha portos em Viseu, como o senhor já fez.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Primeiro-Ministro: - Escusava de ouvir essa!

O Orador: - Sei que o tempo se está a esgotar, mas, em relação a decisões anteriores, gostava de dizer que, sobre transparência, ela é clara: o sistema VTS foi adjudicado esta semana por menos 20 milhões de euros, ou seja, 20% a menos do que aquilo que teria sido, de acordo com um despacho, da sua responsabilidade, exarado na véspera das eleições.

O Sr. Ministro das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional: - Por menos 20 milhões de euros!

O Orador: - No que respeita a desvios, a resposta é muito simples: tem a ver com o anexo que havia no Conselho de Ministros aquando da aprovação do princípio das SCUT, onde estava consagrado o investimento de 1,3 milhões e que, neste momento, vai em 3600 milhões.

Páginas Relacionadas
Página 0974:
0974 | I Série - Número 018 | 19 de Novembro de 2004   Primeiro, no desenvolv
Pág.Página 974
Página 0975:
0975 | I Série - Número 018 | 19 de Novembro de 2004   as populações que, ano
Pág.Página 975