O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5676 | I Série - Número 122 | 12 de Maio de 2006

 

O Orador: - … e que gerou em Portugal um modelo de economia de baixa produtividade, de baixos salários e de desemprego - uma economia, aliás, que provou a sua falência em todos os Estados onde o Partido Comunista teve influência e dominou em qualquer lado.
Não me vai dizer agora o Bloco de Esquerda que o modelo económico que o guia e que é a sua luz é o modelo social-democrata dos países escandinavos… Só daria para rir, Sr. Deputado Francisco Louçã! Eu nunca o vi defender, no seu passado histórico, a Suécia, a Noruega ou a Dinamarca como os seus Estados ideais que queria estabelecer em Portugal.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, peço-lhe que conclua.

O Orador: - Vou já concluir, Sr. Presidente.
Eu não digo que essa seja voluntariamente a vossa opção, porque sei que, seguramente, são movidos por boas intenções, mas aquilo que é importante denunciar na intervenção do Partido Comunista é que este modelo de sistemática intervenção do Estado na economia de mercado produz, e já produziu, efeitos muito nefastos em Portugal.
Temos uma economia ineficiente, baixa produtividade, baixos salários e desemprego alto, porque o Partido Comunista e o Bloco de Esquerda influenciaram, depois do 25 de Abril, decisivamente, o modelo económico e empresarial que temos em Portugal. Esta é que é a realidade!
E toda a gente sabe que no dia em que Portugal for um Estado mais rico, mais desenvolvido e com mais baixo desemprego as vossas bancadas serão reduzidas a metade.

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Honório Novo.

O Sr. Honório Novo (PCP): - Sr. Presidente, Sr. Deputado António Pires de Lima, começo exactamente pelo fim. Espero que, com os seus desejos de diminuição desta bancada, não se esteja a ver ao espelho e esteja aqui a ver o "táxi" em que vocês foram e a que, certamente, serão remetidos num próximo futuro por vontade do povo português…

Risos do PCP e do BE.

Mas devo reconhecer que o senhor tem completa razão quando diz que esta questão divide ideologicamente essa bancada, a direita, desta bancada à esquerda.
A única questão que neste debate surpreende é que o Partido Socialista, que geograficamente está deste lado,…

O Sr. António Pires de Lima (CDS-PP): - Isso é verdade!

O Orador: - … se situe, em matéria de tributação e de justiça fiscal, exactamente ao vosso lado, aí, nessa direita deste Hemiciclo.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Ainda bem!

O Orador: - Sr. Presidente, Sr. Deputado António Pires de Lima, as ofertas públicas de aquisição são caracterizadamente e no fundamental actos - e isso é visível pelos exemplos que temos, que estão na calha, basta ver a catadupa de notícias sobre a matéria - que vão envolver, pelo menos, três ou quatro consequências: a diminuição da concorrência anunciada, a perda de milhares de postos de trabalho, a desarticulação empresarial de grupos potencialmente relevantes ao nível nacional e ao nível internacional, onde o Estado mantinha papel preponderante, e, naturalmente, propiciar a passagem para o controlo internacional de centros de decisão nacional.
Nós, Sr. Deputado António Pires de Lima - fique tranquilo -, não estamos de acordo com isso. Eu sei que os senhores estão de acordo com isso, mas não contem connosco "para este peditório".

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Nem para nada!

O Orador: - Porventura, contem com o PS, pelos vistos, mas connosco não!! Pelo nosso lado, o que defendemos é um papel relevante e importante da participação do Estado na economia e uma estratégia de desenvolvimento português própria, que seja no interesse colectivo e não apenas no interesse de meia dúzia de grupos privados.

Aplausos do PCP.

Páginas Relacionadas
Página 5682:
5682 | I Série - Número 122 | 12 de Maio de 2006   Aplausos do PSD. O S
Pág.Página 5682