O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0027 | I Série - Número 003 | 22 de Setembro de 2006

 

da nossa selecção de assinaláveis vitórias em várias categorias, destacando-se cinco medalhas - uma de ouro, duas de prata e duas de bronze.
A nosso ver, o desporto para pessoas portadoras de deficiência constitui um importante meio de integração e de reconhecimento do enorme contributo que podem dar em todas as áreas da vida e da sociedade portuguesa. E, para tal, muito tem contribuído na, visibilidade que trazem a este tipo de actividade, os atletas que, felizmente não só no atletismo como também nas mais diversas áreas, têm conquistado medalhas e trazido o prestígio e o nome de Portugal bem alto em todo o mundo.
Não é momento para lembrar, embora seja sempre importante fazê-lo, as dificuldades a nível material que estes atletas diariamente enfrentam. Num País que gosta de desporto, num País onde avultadas verbas são gastas em desporto, não apenas amador mas, sobretudo, profissional, é importante salientar que existem pessoas que, não obstante serem portadoras de deficiência, não são apoiadas como deveriam e, ainda assim, conquistam este tipo de medalhas e levam bem alto o nome de Portugal.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - É, pois, em nome da coragem, da esperança, da persistência e do exemplo de trabalho que estes atletas devem constituir para que todos nós, que o CDS-PP apresentou este voto de congratulação, que deseja, obviamente, saudar e prestigiar todos os atletas, técnicos e federações, apelando, ao mesmo tempo, a um apoio cada vez mais consistente para este tipo de desporto.

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Ribeiro Cristóvão.

O Sr. Ribeiro Cristóvão (PSD): - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Embora sem a visibilidade que é comum nas modalidades de alta competição, a cujas competições nacionais e sobretudo internacionais a comunicação social dá, por hábito, grande relevo, os atletas portugueses portadores de deficiência voltaram a brindar-nos com uma participação brilhante desta feita nos IV Campeonatos do Mundo de Atletismo, que decorreram em Assen, na Holanda, entre 2 e 11 de Setembro corrente. E a comitiva portuguesa mais uma vez regressou rodeada de prestígio, trazendo na bagagem cinco medalhas, que atestam bem do valor dos atletas e do cuidado que colocaram na sua preparação, à qual não é alheia a colaboração dos técnicos que dedicadamente os acompanham.
Não podemos hoje, no entanto, deixar de fazer referência às questões administrativas e financeiras que precederam esta participação. Os problemas vividos não podem ser repetidos, pois só com rigor e com uma preparação atempada e programada o sucesso a que estamos habituados pode voltar a ser repetido, para alegria e orgulho de Portugal.
Importa acelerar a implementação do Comité Paraolímpico para ser um parceiro activo, contribuindo, assim, para a definição de uma estratégia coincidente com o esforço gigantesco dos nossos superatletas.
Neste momento, está já em marcha a preparação do projecto Pequim 2008. O PSD saúda todos aqueles que estão envolvidos na grande competição olímpica que terá lugar em Pequim. Sabe-se nesta altura que alguns apoios estão já garantidos para que aquela participação tenha o sucesso a que nos habituaram, tendo já cinco dezenas de autarquias se juntado à federação no sentido de criarem condições indispensáveis à preparação dos atletas portugueses. Espera-se que o Governo dê, em tempo útil, igualmente o contributo que lhe cabe. Os nossos atletas portadores de deficiência têm junto dos portugueses um crédito indiscutível, que, com o nosso agradecimento e o nosso aplauso, desejamos salientar.
Em nome da nossa bancada, os sinceros parabéns e, sobretudo, um grande muito obrigado.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Fazenda.

O Sr. Luís Fazenda (BE): - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Acompanhamos este voto, com a consideração de como o desporto pode inclusivo do ponto de vista social. O desporto dos deficientes e a alta competição por deficientes mostra a capacidade inclusiva do desporto. E isto enobrece não apenas essa actividade como leva a um conjunto de reflexões, agora que estamos em tempo de debate da lei de bases da actividade física e do desporto, onde tão pouco tratado está o desporto para deficientes.
Devo quase acompanhar este voto, dizendo que ele não está bem intitulado, pois deveria chamar-se mais voto de protesto contra a falta de apoio que tiveram os atletas paraolímpicos do que de congratulação pelos êxitos que eles obtiveram. Mas é claro que partilhamos esse êxito desportivo, sublinhando, no entanto, a falta de apoios que continua a existir e que não é mais nem menos do que o reconhecimento de que temos uma Secretaria de Estado do Desporto em parte incerta, completamente em parte incerta.

Páginas Relacionadas
Página 0030:
0030 | I Série - Número 003 | 22 de Setembro de 2006   Submetida à votação, f
Pág.Página 30