O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0010 | I Série - Número 010 | 12 de Outubro de 2006

 

Mas, Sr. Presidente, Srs. Deputados, não nos queiram tomar por tolos,…

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - … não nos encham os olhos para não vermos a realidade. A realidade é que perdemos a corrida pela construção e instalação de um pólo do MIT em Portugal e, assim, não estamos a ganhar a vantagem competitiva face a outros países, que esteve ao nosso alcance e que o Governo não soube conquistar.

Aplausos do PSD.

Sr. Presidente, Srs. Deputados: No momento da sua demissão, o ex-coordenador do Plano Tecnológico, Prof. José Tavares, afirmou que o Governo estava a conduzir mal o processo de negociação com o MIT.

O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): - Tinha razão!

O Orador: - Tristemente, hoje, podemos concluir que o Prof. José Tavares tinha razão.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - A verdade é que há um ano atrás as notícias referiam-se à construção e instalação de um pólo do MIT em Portugal; hoje as notícias referem-se à eventual instalação de um pólo do MIT, imagine-se, em Espanha. O País fracassou, porque o Governo não esteve à altura das suas responsabilidades.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: Como todos imaginarão, o PSD não tem qualquer gosto masoquista em enfatizar os insucessos do País, contudo, enquanto partido que lidera, na oposição, a alternativa a este Governo socialista tem a responsabilidade política de, na Casa da democracia, não se deixar ir na onda da propaganda governamental e de denunciar a política circense com que o Partido Socialista tenta vender ilusões ao País. Fazemo-lo na esperança de que, no futuro, o Governo PS se preocupe menos com as cerimónias de anúncios e se preocupe mais em cuidar do futuro do País,…

O Sr. António Montalvão Machado (PSD): - Muito bem!

O Orador: - … algo que, mais uma vez neste caso, não esteve manifestamente no centro dos objectivos do Governo.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Manuel Mota.

O Sr. Manuel Mota (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Pedro Duarte, depois da sua intervenção a sensação que fica é que o PSD está "entrincheirado" como pequeno partido da oposição, muito longe das responsabilidades que o povo português lhe deu no passado e que não lhe dará tão cedo.

Vozes do PS: - É verdade!

O Sr. António Montalvão Machado (PSD): - Ai sim?!

O Orador: - A desorientação é tanta que o Partido Social Democrata está distraído e não ouviu as declarações do Sr. Presidente da República, há alguns minutos atrás, a louvar os acordos que estão a ser assinados, neste momento, com o MIT e com um conjunto de instituições portuguesas.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - O PSD está cada vez mais longe do Presidente da República, se calhar cada vez mais longe da sua matriz ideológica, "entrincheirado" numa crítica fácil e num desperdício de argumentos.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Toda a sua intervenção, de fio a pavio, valoriza os protocolos, reconhece a importância dos protocolos estabelecidos com uma instituição, que só foi catalogada no ano passado, por uma avaliação internacional, como a segunda mais importante na investigação científica - a seguir a Harvard - e no relacionamento que tem com o mundo económico e com as empresas, e com um conjunto de instituições