O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

15 DE DEZEMBRO DE 2006

53

Acenam mais uma vez com desgraças, pintam o futuro de negro como se isso ajudasse os portugueses a ganharem a confiança e a contribuírem para um futuro melhor.

O Sr. Afonso Candal (PS): — Muito bem!

O Orador: — A oposição põe em causa as projecções do Governo, inventa e levanta dúvidas infundadas, ignorando os números já públicos quanto à situação económica e, mais, a oposição revela bem nas suas apreciações que não leu, nem sequer deu uma vista de olhos ao documento que hoje aqui discutimos. A oposição reclama o enunciado e a explicação das medidas. Pois, Srs. Deputados, essa explicação consta das páginas 11 a 33 deste documento.
A oposição põe em causa a capacidade do Governo em executar e cumprir este Programa. Com que credibilidade? Que currículo apresenta a oposição? Qual é a sua «folha de serviços»? Sinceramente, nenhuma!

O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Ainda chegamos à conclusão que era melhor não haver oposição!

O Orador: — Por isso, está irritada; por isso, está azeda; por isso, repete a cassete que toca há um ano e, à falta de melhor, até desvia as atenções para questões de etiqueta protocolar.

Aplausos do PS.

Mas, perante isto, o Governo contrapõe com resultados, e recordo o que diz a Comissão: «Portugal progrediu, de forma geral, na implementação das medidas macroeconómicas que melhorarão a sustentabilidade das finanças públicas e criarão condições para um crescimento económico sustentado». É disto que a oposição não gosta e é isto que a oposição não gosta de ouvir.
O Governo, de facto, apresenta resultados: o défice reduz-se, em 2006, em 1,6 pontos percentuais; a despesa no PIB baixa em cerca de 1,5 pontos percentuais; a dívida pública, como referi, estará a 0,5 abaixo do inicialmente previsto e as despesas com o pessoal, bem como a redução do número de funcionários, estão aí a evidenciar o rigor com que a reforma da Administração Pública começou já a ser implementada.
A oposição ignora também este contexto da melhoria de indicadores, mas o caminho que traçamos é aquele que vai garantir a Portugal mais crescimento, mais emprego e menos desemprego.
O Programa de Estabilidade e Crescimento reafirma esta estratégia, que entendemos que é correcta e que está já a dar resultados. E já que gostam tanto de citar outras entidades, permitam-me que cite aquilo que o Sr. Governador do Banco de Portugal hoje mesmo afirmou: «Este é um caminho convincente. Prosseguiremos com confiança este caminho, pois chegar a bom porto, isto é, pondo as contas públicas em ordem, é a única via segura para podermos, num futuro que espero breve, aliviar os esforços que estamos a pedir aos portugueses.»

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Srs. Deputados, vamos passar ao último ponto da ordem de trabalhos, com a discussão da proposta de lei n.º 106/X — Aprova a lei que procede à reestruturação da concessionária do serviço público de rádio e televisão.
Para apresentar a proposta de lei, tem a palavra o Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares.

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: A proposta de lei que o Governo submete à consideração desta Câmara tem dois objectivos essenciais. O primeiro é concluir, no plano da organização empresarial, o processo de reestruturação do serviço público do audiovisual, iniciado em 2003. Fá-lo através da conversão da Rádio e Televisão de Portugal, SGPS, numa sociedade operacional e subsequente absorção das empresas prestadoras dos serviços públicos de rádio e televisão.
Uma vez aprovada a lei, o País disporá de uma única empresa concessionária destes serviços, com evidentes vantagens na gestão e aplicação de recursos e salvaguardando quer as duas marcas históricas, RDP e RTP, quer a plena autonomia editorial entre rádio e televisão.
O segundo objectivo é, mantendo o essencial da arquitectura institucional e do sistema de governo da RTP, introduzir melhorias em certos pontos críticos.
Quanto ao que se mantém, sublinho: a designação do conselho de administração pelo accionista Estado, com mandatos de quatro anos; a inamovibilidade desse conselho de administração; a participação da Entidade Reguladora no processo de designação e exoneração dos directores de conteúdos e a responsabilidade autónoma dos respectivos directores pela informação e a programação.
Quanto às melhorias, destaco três: primeira, a clarificação da relação entre a responsabilidade própria dos directores de conteúdos, na sua selecção e organização, e a responsabilidade própria da administração, enquanto garante do cumprimento das obrigações legais e contratuais do serviço público e órgão de gestão da

Páginas Relacionadas
Página 0054:
I SÉRIE — NÚMERO 27 54 empresa. Segunda melhoria, o reforço do acompanhamento parlame
Pág.Página 54
Página 0055:
15 DE DEZEMBRO DE 2006 55 credibilidade a este relevantíssimo sector empresarial do E
Pág.Página 55
Página 0056:
I SÉRIE — NÚMERO 27 56 Os mecanismos para a destituição de qualquer membro do Conselh
Pág.Página 56
Página 0057:
15 DE DEZEMBRO DE 2006 57 única e exclusivamente, para «matar» a RTP e que o que se q
Pág.Página 57
Página 0058:
I SÉRIE — NÚMERO 27 58 A fusão das empresas concessionárias dos serviços públicos con
Pág.Página 58
Página 0059:
15 DE DEZEMBRO DE 2006 59 designação dos seus administradores, sem que isso afecte a
Pág.Página 59
Página 0060:
I SÉRIE — NÚMERO 27 60 Nesta matéria, o Governo do PS optou por consolidar as alteraç
Pág.Página 60
Página 0061:
15 DE DEZEMBRO DE 2006 61 económico-financeiro e de gestão, admitamo-lo, mas a questã
Pág.Página 61
Página 0062:
I SÉRIE — NÚMERO 27 62 Vozes do PCP: — Muito bem! O Orador: — Quem foi o Deputa
Pág.Página 62
Página 0063:
15 DE DEZEMBRO DE 2006 63 Aplausos do PS. Risos do PCP, do BE e de Os Verdes.
Pág.Página 63
Página 0064:
I SÉRIE — NÚMERO 27 64 O Orador: — E, nessa sanha, não se coíbem de acompanhar o ress
Pág.Página 64
Página 0065:
15 DE DEZEMBRO DE 2006 65 Querem, portanto, que o Governo e a maioria parlamentar fiq
Pág.Página 65
Página 0066:
I SÉRIE — NÚMERO 27 66 Protestos do PS. Risos de Deputados do PSD. O Sr.
Pág.Página 66
Página 0067:
15 DE DEZEMBRO DE 2006 67 Aplausos do PSD. O Sr. António Filipe (PCP): — Também
Pág.Página 67
Página 0068:
I SÉRIE — NÚMERO 27 68 Vozes do PSD: — Ahhh…! O Orador: — Finalmente, houve uma
Pág.Página 68