O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

35 | I Série - Número: 110 | 7 de Setembro de 2007

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, vamos apreciar o voto n.º 102/X — De louvor pela conquista da medalha de ouro nos mundiais de atletismo pelo atleta Nelson Évora (PSD).
Tem a palavra a Sr.ª Secretária para proceder à respectiva leitura.

A Sr.ª Secretária (Celeste Correia): — Sr. Presidente e Srs. Deputados, o voto é o seguinte:

Ao longo dos anos, os atletas portugueses têm-nos habituado à conquista de prestigiados galardões em inúmeras e exigentes competições internacionais.
Sem contar com Jogos Olímpicos ou Campeonatos da Europa, só em Mundiais, os nossos representantes averbaram até hoje quinze vitórias, em diversas especialidades.
Rosa Mota iniciou essa saga em 1987, em Roma, na prova da maratona. Daí para cá, os sucessos tornaram-se tão frequentes que até passaram a ser recebidos com naturalidade.
Para o Campeonato do Mundo que agora terminou em Osaka, no Japão, as expectativas eram as mesmas de sempre.
No entanto, o atleta Nelson Évora foi capaz de as exceder, ao protagonizar uma vitória espectacular no triplo salto, com a consequente conquista da medalha de ouro, a primeira alcançada nesta especialidade, e tornando-se igualmente no primeiro atleta masculino a ganhar esse galardão em campeonatos do mundo ao ar livre.
Sabendo-se que Portugal não tem as condições ideais para a formação e desenvolvimento de atletas, não existindo, por exemplo, uma pista coberta para os treinos na época de Inverno, esta proeza de Nelson Évora atinge ainda uma dimensão maior e torna-o credor da nossa imensa admiração.
A Assembleia da República associa-se ao júbilo que tocou toda a nossa sociedade e aprova um voto de louvor ao atleta Nelson Évora, campeão do mundo do triplo salto, colocando em evidência o seu sucesso como um exemplo de trabalho e persistência.
Do mesmo modo, é justo nesta hora de euforia louvar igualmente os dirigentes e técnicos federativos, cujo trabalho continua a ser reconhecido por todos.

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, visto não haver pedidos de palavra, vamos proceder à votação do voto que acabámos de apreciar.

Submetido à votação, foi aprovado por unanimidade.

Srs. Deputados, vamos passar ao voto n.º 103/X — De louvor pela conquista do campeonato mundial de triatlo pela atleta Vanessa Fernandes (PSD), que vai ser lido pelo Sr. Secretário.

O Sr. Secretário (Fernando Santos Pereira): — Sr. Presidente e Srs. Deputados, o voto é do seguinte teor:

Em competições diferentes e em continentes também diversos, dois atletas portugueses proporcionaramnos, por estes dias, a satisfação de poder festejar dois títulos mundiais, facto que, entre nós, não ocorre com muita regularidade. Há pouco mais de uma semana, Nelson Évora alcançou um título que a história do atletismo português ainda não lograra alcançar: o de campeão no triplo salto.
Mais recentemente foi a vez de Vanessa Fernandes ganhar igualmente uma medalha de ouro, desta feita no Campeonato do Mundo de Triatlo, que decorreu em Hamburgo, na Alemanha.
Vanessa Fernandes é uma campeã, faltando-lhe agora somente conquistar um título olímpico, o que se espera e deseja ocorra já no próximo ano, nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Com apenas 21 anos de idade, Vanessa Fernandes é detentora de um currículo invejável: na especialidade de que agora é campeã do mundo, vencera também o Campeonato da Europa em três anos consecutivos e no duatlo foi igualmente a mais forte nas últimas duas edições.
A vitória agora alcançada reflecte, de novo, a capacidade de esforço e o espírito de sacrifício de uma atleta que, sendo já uma grande campeã, parece destinada a proporcionar ainda muitas alegrias a todos portugueses.
Partilhando também este sucesso de Vanessa Fernandes, a Assembleia da República presta público louvor à atleta, nele envolvendo também todos quantos lhe prestaram apoio nos momentos de muita exigência que têm pautado a sua ainda curta carreira.

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, está em apreciação.

Pausa.

Não havendo pedidos de palavra, vamos proceder à sua votação.

Submetido à votação, foi aprovado por unanimidade.

Páginas Relacionadas
Página 0036:
36 | I Série - Número: 110 | 7 de Setembro de 2007 A Mesa fará chegar estes votos aos atlet
Pág.Página 36