O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

34 | I Série - Número: 019 | 30 de Novembro de 2007

Santo António! As artes de arrasto, como a ganchorra ou outras, estão interditas. A fundeação de embarcações está regulamentada. As motos de água não estão autorizadas. A pesca à linha está condicionada. E nestes 52 km2 apenas podem pescar pescadores de arte artesanal de Sesimbra, inclusive em zonas de protecção total. É uma zona económica exclusiva de pesca, embora, como seria lógico, dirigida também à preservação dos recursos marinhos.
Os pescadores artesanais terão agora, com a colaboração das autoridades, de saber acompanhar a situação e propor alternativas em face dos resultados, como, por exemplo, uma zona tampão entre o Parque e a parte externa do oceano para se defenderem da proximidade das grandes artes de pesca.
Um Parque Marinho com estas características atrai, naturalmente, também novas oportunidades comerciais, das quais o mergulho subaquático é um exemplo.
O peixe recolhido é vendido com certificação, suprimindo, assim, os circuitos intermediários para aumentar o rendimento dos pescadores e dar mais confiança ao consumidor.
É bom que se diga que o legado do Eng.º Guterres nesta matéria foi apenas um «mapa colorido». O XVI Governo entregou tudo ao actual Governo, que se limitou a «copiar e colar». Contudo, não resistiu a adulterar: aumentou a extracção de inertes e persistiu na suprema teimosia de queimar lixo tóxico mesmo em frente ao Parque Marinho.
Os $100 a que chegou o preço do barril de petróleo ensinar-vos-á que se equivocaram no caminho a seguir!

Aplausos do PSD.

Entretanto, reassumiu a presidência o Sr. Presidente Jaime Gama.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Miguel Tiago.

O Sr. Miguel Tiago (PCP): — Sr. Presidente, Srs. Deputados: Queria, antes de mais, em nome do Grupo Parlamentar do PCP, dirigir uma saudação à delegação de subscritores desta petição hoje aqui presente, nas galerias da Assembleia da República, e também à luta que persistentemente têm desenvolvido em torno da defesa do direito a uma prática centenária das populações, nomeadamente, no caso desta petição, de Sesimbra.

Vozes do PCP: — Muito bem!

O Sr. Miguel Tiago (PCP): — Quem olha para o mapa deste Parque Marinho, inserido no Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida, vê claramente que se trata de uma medida política completamente desgarrada da realidade. Pela configuração da costa e do traçado, vê-se que foi colocado um rectângulo em cima desta zona sem obedecer à batimetria e à distância da costa, o que dificulta ou torna praticamente impossível, mesmo para quem quer cumprir a sua regulamentação, determinar a sua posição em relação ao traçado completamente absurdo deste Parque.
No entanto, é importante relevar que o objectivo desta petição não é o de acabar com o Parque Marinho.
Aliás, os seus subscritores chamaram a atenção, por diversas vezes, da necessidade de se proceder à protecção das espécies e dos ecossistemas em causa, os ecossistemas marinhos. Portanto, não se trata, como muitas vezes se quer fazer crer, de uma intenção de querer acabar com o Parque Marinho ou com a política de protecção da natureza que aquele Parque, dizem, traduz. Trata-se, sim, de procurar soluções — para as quais o Governo não tem mostrado a disponibilidade necessária — »

O Sr. Renato Sampaio (PS): — Não é verdade!

O Sr. Miguel Tiago (PCP): — » que permitam, de forma equilibrada e sustentável, levar a cabo um conjunto de práticas de artes da pesca que se possam realizar em simultâneo com a protecção das espécies, comprovando, através de estudos fundamentados, quais são as espécies que se quer proteger e fiscalizando as artes que podem afectar essas espécies. Não se pode proibir qualquer apanha, não se pode proibir

Páginas Relacionadas
Página 0039:
39 | I Série - Número: 019 | 30 de Novembro de 2007 Nesta matéria, queremos que sejam criad
Pág.Página 39
Página 0040:
40 | I Série - Número: 019 | 30 de Novembro de 2007 O Sr. José Raúl dos Santos (PSD): — Ma
Pág.Página 40
Página 0041:
41 | I Série - Número: 019 | 30 de Novembro de 2007 populações abrangidas por este centro d
Pág.Página 41
Página 0042:
42 | I Série - Número: 019 | 30 de Novembro de 2007 Ora, esse serviço de atendimento perman
Pág.Página 42
Página 0043:
43 | I Série - Número: 019 | 30 de Novembro de 2007 encontrar esta solução contraditória, c
Pág.Página 43
Página 0044:
44 | I Série - Número: 019 | 30 de Novembro de 2007 saudamos, as medidas que têm vindo a se
Pág.Página 44
Página 0045:
45 | I Série - Número: 019 | 30 de Novembro de 2007 Vozes do PS: — Muito bem! O Sr.
Pág.Página 45
Página 0046:
46 | I Série - Número: 019 | 30 de Novembro de 2007 Bem sei que custa ouvir, mas é apenas p
Pág.Página 46
Página 0047:
47 | I Série - Número: 019 | 30 de Novembro de 2007 Mas, Sr. Deputado, tenho a certeza de q
Pág.Página 47