O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

33 | I Série - Número: 020 | 3 de Dezembro de 2007


O Sr. António Filipe (PCP): — Já colaram melhor!

O Sr. Henrique Rocha de Freitas (PSD): — De resto, que me lembre, Alexis de Tocqueville não escreveu nenhum livro sobre a democracia na Albânia, escreveu um livro sobre a democracia na América.
Mas o Bloco de Esquerda está desfasado, histórica, geográfica e, também aqui, política e diplomaticamente.
As declarações que o Sr. Embaixador Hoffman produziu têm de ser vistas com alguma simpatia condescendente,…

Risos do PCP, do BE e de Os Verdes.

… com alguma ironia diplomática e, Srs. Deputados do Bloco de Esquerda, não podem ser valorizadas, excepto, como diremos diplomaticamente, como «comentários pessoais». Não devem ser valorizadas declarações de quem está já em final de carreira e de quem está já de saída do nosso país.

O Sr. Francisco Louçã (BE): — Está xexé!

Risos do PCP, do BE e de Os Verdes.

O Sr. Henrique Rocha de Freitas (PSD): — Mas se esta é uma delicadeza diplomática que o Bloco de Esquerda não sabe ter, há outra indelicadeza que o Bloco de Esquerda sabe, mas para essa não conta com o PSD, que é o chamado anti-americanismo primário.

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): — Para não dizer básico!

O Sr. Henrique Rocha de Freitas (PSD): — Connosco não contam! Porquê? Porque os Estados Unidos são um parceiro estratégico privilegiado de Portugal, são um aliado político e militar. Temos profundíssimas relações bilaterais com os Estados Unidos e esquecem-se de que grande parte das comunidades portuguesas está radicada e vive numa democracia que são os Estados Unidos da América.

O Sr. Francisco Madeira Lopes (Os Verdes): — Precisamente! O que justifica ainda mais uma posição muito forte!

O Sr. Presidente: — Faça favor de concluir, Sr. Deputado.

O Sr. Henrique Rocha de Freitas (PSD): — Concluirei, Sr. Presidente.
Sem referir uns ou outros episódios, lembro apenas, aqui, o excelente relacionamento que existe entre o próprio Presidente Bush e o Primeiro-Ministro Sócrates.

Risos do PCP, do BE e de Os Verdes.

Por isso, Sr. Presidente e Srs. Deputados, não esqueceremos que partilhamos com a América valores democráticos, que são exactamente aqueles que não partilhamos com o Bloco de Esquerda.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: — Também para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado João Rebelo.

O Sr. João Rebelo (CDS-PP): — Sr. Presidente, muito brevemente, quero apenas informar que o CDS subscreveu, com Deputados de outras bancadas, uma declaração de voto que deixa expressa a sua posição em relação a esta matéria.

Vozes do BE: — Ah!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Ao menos é uma atitude mais inteligente!

Páginas Relacionadas
Página 0037:
37 | I Série - Número: 020 | 3 de Dezembro de 2007 Submetida à votação, foi aprovada por u
Pág.Página 37