O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

57 | I Série - Número: 039 | 25 de Janeiro de 2008

Gaza.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Muito bem!

O Sr. João Rebelo (CDS-PP): — Também condenamos os ataques diários com rockets Kassam, que produzem centenas de mortos em território israelita, e defendemos, por isso, um regresso à negociação e que esse mesmo bloqueio e os ataques terminem.

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado José Matos Correia.

O Sr. José Matos Correia (PSD): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, gostaria de dizer com clareza ao Bloco de Esquerda que vamos votar contra o voto de protesto por eles apresentado.

Risos do BE e do PCP.

O Bloco de Esquerda pode perguntar por que é que votamos contra.

Vozes do BE: — Não!

O Sr. Bruno Dias (PCP): — Como se fosse preciso!

O Sr. José Matos Correia (PSD): — Mas já agora, se não se importam, eu explico! É evidente que nos preocupam, e muito, as atitudes que têm sido tomadas por Israel — os cortes de abastecimento, as consequências humanitárias, os efeitos negativos sobre a ajuda externa, etc., — e que nos revemos nos apelos internacionais e europeus sobre esta matéria.
Mas há uma coisa que não fazemos e que nunca deixaremos fazer, no que de nós depender. O Bloco de Esquerda pretende fazer o que sempre pretendeu nesta matéria: instrumentalizar a Assembleia da República para fazer com que esta assuma sempre a sua posição unilateral no que diz respeito ao conflito israelo-árabe.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. José Matos Correia (PSD): — Para isso, os senhores não contam connosco nem nunca contarão! Aliás, o Bloco de Esquerda conhece (há eminentes académicos, nomeadamente o Prof. Fernando Rosas) o célebre livro do Prof. Jean-François Revel sobre a obsessão americana. Os senhores não só partilham desse livro como qualquer um de nós, aqui, no Parlamento, poderia escrever um livro chamado a Obsessão Israelita, justamente para retratar a atitude que o Bloco de Esquerda tem relativamente ao conflito israelo-palestiniano.
É pena que nesta como noutras alturas o Bloco de Esquerda não tenha uma preocupação central: a preocupação da crítica ao terrorismo internacional. Nunca!

O Sr. Luís Fazenda (BE): — Isso é falso!

O Sr. José Matos Correia (PSD): — Se o Bloco de Esquerda tivesse a mesma preocupação com o terrorismo internacional que tem com Israel ou com os EUA, faria bem melhor.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. José Matos Correia (PSD): — E é nestas alturas que cai a «máscara» do Bloco de Esquerda, que se arvora em ser um grande defensor de uma democracia avançada e no fundo não é mais do que um movimento de extrema-esquerda, sempre com os seus mesmos vícios.

Páginas Relacionadas
Página 0054:
54 | I Série - Número: 039 | 25 de Janeiro de 2008 Passamos à apreciação do voto n.º 125/X
Pág.Página 54