O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

30 | I Série - Número: 059 | 14 de Março de 2008

Vozes do PS: — Oh!…

O Sr. António Filipe (PCP): — … porque não conseguimos entender como é que uma saudação aos professores portugueses pode ser entendida como uma instrumentalização seja do que for.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Exactamente!

Protestos do PS.

Não sei se o Sr. Deputado Jorge Strecht quer «enfiar alguma carapuça»,…

O Sr. Jorge Strecht (PS): — Está enganado!

O Sr. António Filipe (PCP): — … mas a nossa única intenção é a de fazer uma saudação aos professores portugueses.

Protestos do PS.

O Sr. Presidente: — Pode concluir, Sr. Deputado.

O Sr. António Filipe (PCP): — Para terminar, Sr. Presidente, porque ainda não pude falar mais do que 5 segundos, gostaria de dizer que não entendo onde é que o Sr. Deputado Jorge Strecht poderia imaginar que houvesse algum acto de menor civismo ou alguma provocação, porque, se houvesse, de certeza que não era daqueles professores. Portanto, não houve essa provocação, manifestamente, e daí que a sua referência não faça qualquer sentido.
Mas o que achamos muito insólito é que, perante uma manifestação de saudação à classe profissional dos professores, que merece obviamente a maior consideração de todos nós, haja uma recusa por parte do Grupo Parlamentar do Partido Socialista. Isso é que, manifestamente, não conseguimos entender.

A Sr.ª Helena Terra (PS): — Então e as outras classes?

Aplausos do PCP e de Os Verdes.

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, vamos passar à votação do voto n.º 139/X — De saudação aos professores portugueses após a manifestação de 8 de Março de 2008 (PCP).

Submetido à votação, foi rejeitado, com votos contra do PS, votos a favor do PSD, do CDS-PP, do PCP, do BE, de Os Verdes e de 1 Deputada não inscrita e a abstenção de 1 Deputada do PS.

Era o seguinte:

Voto n.º 139/X De saudação aos professores portugueses após a manifestação de 8 de Março de 2008

No dia 8 de Março de 2008, cerca de 100 000 professores vindos de todo o País encheram as ruas da cidade de Lisboa com a maior manifestação jamais realizada em Portugal em defesa da escola pública e da dignificação da função docente.
Esta realização foi uma demonstração exemplar de civismo, constituiu uma impressionante expressão de mobilização cívica e de exercício de direitos de cidadania e exprimiu, de forma eloquente, a firme determinação dos professores portugueses em defender os valores democráticos que a Assembleia da República, por amplo consenso, inscreveu na Constituição e na Lei de Bases do Sistema Educativo.

Páginas Relacionadas