O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

58 | I Série - Número: 063 | 27 de Março de 2008

As justificações para a guerra são, assim, falsas, mentirosas, são um embuste deliberado da administração norte-americana para esconder as verdadeiras razões da guerra.
As verdadeiras razões não são a democracia, como aqui foi dito, não são a liberdade, nem a segurança; as verdadeiras razões residem no facto de os Estados Unidos quererem impor um projecto imperialista sobre o mundo. Eles arrogam-se de ser os senhores do mundo, podendo intervir onde quer que seja, a que custo seja! As verdadeiras razões são o petróleo! E vergonha deveriam ter os Srs. Deputados que se associaram a esta guerra vergonhosa, ilegítima e criminosa!

Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado Hélder Amaral.

O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Começo por referir-me ao revisionismo histórico, que vem sempre do Bloco de Esquerda, e à inverdade e ao pouco rigor que este voto representa, porque diz só a parte que lhe interessa.

O Sr. António Filipe (PCP): — Meteu os direitos humanos na gaveta!

O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — Ignora que há substanciais melhorias no Iraque…

O Sr. Jorge Machado (PCP): — 5 milhões de refugiados!

O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — … e que há muitos iraquianos que hoje vivem em liberdade e democracia, o que antes não era possível.

Protestos do PCP.

O Sr. Jorge Machado (PCP): — 1 milhão de mortos! Tenha vergonha!

O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — Tenham um bocadinho de calma.
Além disso, voltando ao conteúdo do voto, não distinguem o apoio político da participação na guerra.
Portugal não participou na guerra, Portugal deu um apoio político aos seus aliados e foi isso que aconteceu na Cimeira das Lajes.

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — Omitem nesse voto uma condenação, por mais pequena que fosse, ao regime de Saddam Hussein – por mais pequena que fosse, nem uma palavra! Usam o conceito de falsidade e de mentira quando sabem que, na altura, as informações que existiam eram tidas como verdadeiras.

O Sr. João Oliveira (PCP): — Só a direita é que se deixou enganar!

O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — Foi com base nisso que as Nações Unidas e os governos tomaram as decisões. Hoje, sabemos que essas informações não eram correctas.

O Sr. João Oliveira (PCP): — Tão ingénuos!

O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — Mas, Sr. Deputado, de uma coisa todos temos a certeza – tínhamos antes e temos hoje: é que o regime de Saddam Hussein era uma ditadura inaceitável e criminosa! Disso não

Páginas Relacionadas
Página 0055:
55 | I Série - Número: 063 | 27 de Março de 2008 A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): —
Pág.Página 55
Página 0056:
56 | I Série - Número: 063 | 27 de Março de 2008 É o seguinte: Voto n.º 146/X De cond
Pág.Página 56