O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

22 | I Série - Número: 082 | 10 de Maio de 2008

O Sr. José Soeiro (PCP): — Sr. Presidente, Sr. Secretário de Estado do Turismo, às observações que fiz, V. Ex.ª respondeu zero!

O Sr. Bruno Dias (PCP): — Exactamente!

O Sr. José Soeiro (PCP): — Chamaria a atenção de que, na verdade, nada temos contra o diálogo com as instituições do sector. Pelo contrário, pensamos que é muito bom que o Governo dialogue com todas as instituições. Mas o que o Governo não pode esquecer é que esta é a Casa da democracia, que existem aqui pessoas capazes de contribuir para melhorar o que o Governo pretende e que esta Casa tem sido sistematicamente marginalizada — repito, sistematicamente marginalizada — na área do turismo.

Vozes do PCP: — É verdade!

O Sr. José Soeiro (PCP): — Aqui não há demagogia, Sr.ª Deputada Hortense Martins, mas, sim, dados objectivos — e eu vou lê-los! Refere o n.º 3 do artigo 20.º que «Os empreendimentos de turismo de natureza adoptam qualquer das tipologias previstas nas alíneas a) a g) do n.º 1 do artigo 4.º (…)». Ora, estas alíneas prevêem, nada mais nada menos, que: «empreendimentos de turismo no espaço rural», o que achamos bem,…

A Sr.ª Hortense Martins (PS): — Muito bem!

O Sr. José Soeiro (PCP): — … que substituem as casas de abrigo ou os centros de acolhimento. Mas também se prevê nessas alíneas o quê? Aldeamentos turísticos, apartamentos turísticos, conjuntos turísticos…

A Sr.ª Hortense Martins (PS): — E por que não?!

O Sr. José Soeiro (PCP): — Leia, Sr.ª Deputada, e verá que os conjuntos turísticos obrigam, desde logo, à existência de hotéis, de empreendimentos e de campos de golfe, marinas. Sr. Secretário de Estado, pode ou não tudo isto ser implantado nas áreas reservadas da natureza?

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Exactamente!

O Sr. Luís Fazenda (BE): — O Governo não respondeu a essa questão!

O Sr. José Soeiro (PCP): — Na verdade, é isto que criticamos. E se o Governo acha que está mal, então vamos emendar, porque ainda estamos a tempo de corrigir os erros!

Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente (António Filipe): — Srs. Deputados e Srs. Membros do Governo, está concluída a apreciação do Decreto-Lei n.º 39/2008, de 7 de Março [apreciações parlamentares n.os 70/X (PCP) e 71/X (PSD)].
Deram, entretanto, entrada na Mesa propostas de alteração, apresentadas, respectivamente, pelo PSD e pelo PCP. As propostas de alteração, juntamente com o Decreto-Lei, baixam à 6.ª Comissão para discussão na especialidade.
O ponto seguinte da ordem do dia consiste na apreciação de petições. A primeira que vamos apreciar é a petição n.º 72/IX (2.ª) — Apresentada por Isabel Margarida Carmo Pedro e outros, solicitando a adopção, pela Assembleia da República, de medidas de reforço da protecção e defesa da vida e dignidade de cada ser humano, bem como da sua protecção jurídica na fase embrionária, e, ainda, de medidas de promoção da família e apoio à mãe grávida em dificuldades e ao recém-nascido.

Páginas Relacionadas
Página 0015:
15 | I Série - Número: 082 | 10 de Maio de 2008 Entretanto, deu entrada na Mesa um proj
Pág.Página 15
Página 0016:
16 | I Série - Número: 082 | 10 de Maio de 2008 O Sr. José Soeiro (PCP): — Mas, depois, se
Pág.Página 16
Página 0017:
17 | I Série - Número: 082 | 10 de Maio de 2008 O Sr. David Martins (PS): — Já percebemos!
Pág.Página 17
Página 0018:
18 | I Série - Número: 082 | 10 de Maio de 2008 A obrigatoriedade da revisão periódica da c
Pág.Página 18
Página 0019:
19 | I Série - Número: 082 | 10 de Maio de 2008 O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — Esta é
Pág.Página 19
Página 0020:
20 | I Série - Número: 082 | 10 de Maio de 2008 O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): — Penso que e
Pág.Página 20
Página 0021:
21 | I Série - Número: 082 | 10 de Maio de 2008 A saber: o conceito da simplificação, c
Pág.Página 21