O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

43 | I Série - Número: 006 | 27 de Setembro de 2008


aconteceu à liberdade de consciência? À liberdade de pensamento, pelo qual fizemos o 25 de Abril em Portugal, Srs. Deputados?! Finalmente, Os Verdes apelam ao fim imediato das violências em todas as regiões da Bolívia e da América do Sul e apela a que a paz seja restabelecida rapidamente, para bem do desenvolvimento democrático na Bolívia.

Aplausos do PCP e de Os Verdes.

O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Helder Amaral.

O Sr. Helder Amaral (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Confesso que a esquerda raramente me surpreende, mas devo dizer que hoje conseguiu, porque, olhando para o primeiro parágrafo do voto do Bloco de Esquerda, encontro «eleito e recentemente plebiscitado». Srs. Deputados, não há aqui uma confusão? É porque o plebiscito é próprio das ditaduras! Ou a confusão do Bloco de Esquerda já vai tão longe que queriam dizer referendado?!

Protestos do Deputado do BE Fernando Rosas.

Depois, Srs. Deputados, lendo o segundo parágrafo do voto, vejo: «desafio gratuito à autoridade do Estado de direito». Mas não é o Bloco de Esquerda que é condescendente com todos os movimentos minoritários que fazem manifestações, muitas delas violentas, contra os fora económicos mundiais?! Que invadem propriedade privada?! Que desafiam o Estado de direito na célebre questão dos transgénicos?!

Aplausos do CDS-PP.

Mas não é o Bloco de Esquerda que é condescendente com tudo isso? E, depois, dizer que «Manifesta a sua solidariedade para com o Governo e o povo da Bolívia, elogiando a contenção revelada (…)»?! Mas qual contenção?!... Há dezenas de mortos! Qual contenção?!...

Protestos do PCP.

O Sr. Fernando Rosas (BE): — Mortos pelos que vocês apoiam!

O Sr. Helder Amaral (CDS-PP): — É essa a contenção que os senhores elogiam? O Governo da Bolívia, que, como aqui foi dito, e bem — é preciso dizer a verdade —, é o representante das piores ditaduras de esquerda, de um regime militarista e de um dos países mais pobres da América Latina?

O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Exactamente!

O Sr. Helder Amaral (CDS-PP): — Mas há alguma dúvida sobre o que é Evo Morales? Depois, Srs. Deputados, o voto condena qualquer ingerência externa. Mas de qual estamos a falar? Da anunciada, e dita de viva voz, pelo oligarca Hugo Chávez? É a essa ingerência externa que os Srs. Deputados se referem? É essa ingerência que os senhores condenam?

Aplausos do CDS-PP.

Se assim é, muito bem.
Srs. Deputados, para que não fiquem dúvidas, nós não mudamos de sítio: nós, obviamente, condenamos todo e qualquer tipo de violência.

Vozes do PCP e do BE: — Ahhh!…

Páginas Relacionadas
Página 0045:
45 | I Série - Número: 006 | 27 de Setembro de 2008 Quaisquer que sejam as razões que a
Pág.Página 45