O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 | I Série - Número: 011 | 10 de Outubro de 2008

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — O Ministério da Educação foge ao debate porque tem medo do confronto com a realidade. O Ministério da Educação fecha-se na ilusão das estatísticas artificiais, fugindo à acareação com a realidade efectiva que se vive no dia-a-dia nas nossas escolas.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Todos conhecemos uma velha máxima que nos diz que «uma imagem vale mais do que 1000 palavras«. Há ausências que significam mais do que 1000 acções de propaganda»! Pela nossa parte não desistimos nem desistiremos de procurar as melhores soluções para este problema estrutural e grave que o País enfrenta. Este debate é prova disso mesmo.
Ao longo dos últimos dias, o PSD inovou, levando o debate para fora das paredes da Assembleia da República e trazendo para o seu seio diagnósticos, opiniões, ideias e propostas.
Para além de inúmeras reuniões com agentes e especialistas nesta área, o recurso às novas tecnologias revelou-se, a este respeito, uma ferramenta particularmente eficaz.
O fórum de discussão que, há uma semana atrás, o PSD lançou na Internet sobre este tema tem-se revelado um sucesso absolutamente surpreendente.
Até ao início deste debate, o mesmo registava mais de 10 000 acessos, com centenas e centenas de contributos de enorme qualidade e, quiçá mais importante, de uma imensa espontaneidade.

Protestos do PS.

Contributos que nos chegaram de personalidades reconhecidas na área da Educação. E contributos de pessoas anónimas — pais, professores, alunos — que quiseram, com sentido cívico, partilhar a sua visão para um ensino melhor em Portugal.

Aplausos do PSD.

O PSD agradece, com forte convicção, este significativo exemplo de cidadania activa e positiva que todos demonstraram.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: O modelo de ensino — uniforme — que a máquina do Ministério da Educação impõe às nossas escolas é castrador da diferença, da diversidade, da inovação, da flexibilidade e da criatividade que deveria caracterizar um ensino moderno, adaptado ao séc. XXI, verdadeiramente indutor de conhecimento e de competências práticas para as crianças e jovens do nosso país.
Mas o mais grave é que este modelo único, uniforme e opressor da diversidade está, hoje, ao serviço do Partido Socialista.
Por isso, a questão que o PSD hoje pretende enfatizar prende-se com a «ideologia do facilitismo» que este Governo tem imposto às nossas escolas.

Vozes do PSD: — É verdade!

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — A política do PS para a Educação é uma política que começa e acaba na manipulação e no artificialismo dos resultados. Coloca tudo ao serviço da melhoria artificial e aparente de resultados, prejudicando o rigor e a exigência.
É, de facto, uma verdadeira ideologia que se esgota no facilitismo, que tem horror à exigência, que despreza o esforço, que desvaloriza o trabalho e que hostiliza o mérito.
Deixo-vos, Srs. Deputados, alguns exemplos que comprovam estas palavras e que evidenciam o verdadeiro «programa oculto» do PS para a Educação.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Luiz Fagundes Duarte (PS): — Isso não é verdade! Está enganado!