O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

13 | I Série - Número: 037 | 23 de Janeiro de 2009

Sr. Deputado José Junqueiro, afinal, em que é que ficamos? Como é que V. Ex.ª vai falar verdade aos portugueses, dentro de dias, quando lhes for dizer, em campanha eleitoral, «já criámos os 150 000 postos de trabalho que prometemos na campanha anterior, mas, apesar de criarmos esses, perdemos muitos mais e estamos com o desemprego muito pior do que aquilo que era nossa previsão»? Sr. Deputado José Junqueiro, falar verdade é aquilo que está no Orçamento do Estado, aprovado no mês de Dezembro e que está em vigor, ou é aquilo que será ser aprovado dentro de dias, na rectificação ao Orçamento do Estado? O que é que é falar verdade para o Partido Socialista?

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado José Junqueiro.

O Sr. José Junqueiro (PS): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Abel Baptista, gostaria de lhe dizer, em primeiro lugar, que o tema «falar verdade» é um tema novo para o PSD e não para o PS. E, a propósito de falar verdade, importa aqui referir que, em matéria de «peditórios», o único partido, nesta Sala, que contribuiu para o «peditório» do PSD foi, exactamente, o CDS e o Sr. Deputado, quando fez, com o PSD, uma coligação governamental.

Vozes do PS: — É verdade!

O Sr. José Junqueiro (PS): — Esse é que foi um grande «peditório», porque pôs o País pedir, três anos depois!

Vozes do PS: — Muito bem!

O Sr. Abel Baptista (CDS-PP): — E agora?

O Sr. José Junqueiro (PS): — Em segundo lugar, Sr. Deputado, em todos os orçamentos do Estado, V.
Ex.ª apresentou sempre uma proposta de alteração.

A Sr.ª Helena Terra (PS): — Muito bem!

O Sr. José Junqueiro (PS): — Os Srs. Deputados sabem qual era a proposta de alteração do Sr. Deputado Abel Baptista nos orçamentos do Estado? Importa saber! Está recordado, Sr. Deputado?

Protestos Deputado do CDS-PP Abel Baptista.

A sua proposta de alteração, em todos os orçamentos do Estado, era aumentar, reforçar a verba para a ligação do TGV Porto-Vigo! Esta foi sempre a sua proposta nos orçamentos do Estado! O Sr. Deputado retira ou mantém essa proposta? Em terceiro lugar, Sr. Deputado, a única matéria imprevisível em termos de desemprego é a que decorre de uma acção conjunta entre o CDS e o PSD. O Sr. Deputado considera que era previsível, quando assumiu funções governativas como «muleta» do PSD, que o desemprego tivesse aumentado de 4,4% para 7,5%, em três anos?

Aplausos do PS.

O Sr. Abel Baptista (CDS-PP): — E agora?

O Sr. José Junqueiro (PS): — O Sr. Deputado não considera isso previsível, não!...

Páginas Relacionadas
Página 0011:
11 | I Série - Número: 037 | 23 de Janeiro de 2009 Acresce dizer que, como se constata, for
Pág.Página 11