O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

41 | I Série - Número: 038 | 24 de Janeiro de 2009

tentarem apagar-se a si próprios de uma fotografia, na qual a direita estava com o ex-Presidente George Bush e o ex-Secretário da Defesa Ronald Rumsfeld, defendendo a guerra do Iraque e, no mínimo, desculpando os atropelos à legalidade, à ordem e aos direitos humanos que ela continha. Essa direita esteve e continua a estar nessa fotografia, na fotografia daqueles que aceitaram o unilateralismo e aquilo que é inaceitável do ponto de vista de qualquer democrata, mas assistimos aqui a uma tentativa patética da direita de se tentar apagar a si própria da fotografia.
Finalmente, não queria deixar passar sem reparo a crítica que o PSD, pela autorizada voz do Sr. Deputado José Luís Arnaut, fez à iniciativa do Governo português de oferecer a sua colaboração, no sentido de encontrar saídas para as pessoas que irão ser libertadas de Guantánamo. Essa crítica não desmerece o Governo português. A iniciativa do Governo português foi saudada em toda a União Europeia como uma iniciativa responsável e, sobretudo, inspirada pelos bons valores da civilização europeia. É o PSD que essa sua crítica desmerece.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, vamos votar voto n.º 199/X (4.ª) — De congratulação pela tomada de posse do Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, e pelo anúncio do encerramento da prisão de Guantánamo (CDS-PP).

Submetido à votação, foi aprovado, com votos a favor do PS, do PSD, do CDS-PP, do BE e de 2 Deputados não inscritos e abstenções do PCP e de Os Verdes.

É o seguinte: A Assembleia da República felicita o povo americano por ocasião da tomada de posse do Presidente Barack Obama e congratula-se pelos sinais de vitalidade que a sua eleição e posse representam para a democracia naquele país e para as relações internacionais.
Neste relevante momento histórico que foi a sua tomada de posse ressaltam sinais particularmente significativos de um novo relacionamento Europa-Estados Unidos e de uma esperança global numa abordagem positiva aos grandes desafios internacionais.
Da crise económica ao terrorismo fundamentalista, passando pelo processo de paz do Médio Oriente, à nuclearização do Irão ou às alterações climáticas, bem como na questão do aquecimento global, muitos foram os temas abordados no seu discurso inaugural com uma determinação que saudamos.
A Assembleia da República considera particularmente relevante o anúncio do cumprimento da promessa de encerrar a prisão de Guantánamo (aliás comum aos dois candidatos), por entender que a tortura não tem lugar na aplicação do direito em sociedades democráticas, mas também por requerer a suspensão, por quatro meses, de todos os processos em curso contra presos de Guantánamo nos tribunais especiais militares.
Por último, sublinhamos o anúncio de inflexibilidade contra o terrorismo a nível global e desejamos ao Presidente empossado e à nova Administração os maiores sucessos em defesa da liberdade, da democracia e da paz no mundo.

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, vamos, agora, votar o voto n.º 200/X (4.ª) — De congratulação pela eleição de Cristiano Ronaldo como melhor futebolista do mundo (PSD).
Tem a palavra o Sr. Secretário para proceder à respectiva leitura.

O Sr. Secretário (Fernando Santos Pereira): — Sr. Presidente e Srs. Deputados, o voto é o seguinte:

Cristiano Ronaldo nasceu na Madeira, oriundo de famílias humildes, ali tendo permanecido até aos 12 anos de idade.
Foi nas zonas altas da freguesia de Santo António, no Funchal, e no Campo do Andorinha Futebol Clube que deu os primeiros passos na modalidade desportiva para a qual, desde a infância, demonstrou ter enormes qualidades e visíveis potencialidades, já bem patentes na sua passagem pelo Clube Desportivo Nacional.

Páginas Relacionadas
Página 0042:
42 | I Série - Número: 038 | 24 de Janeiro de 2009 Felizmente que Cristiano Ronaldo pôde já
Pág.Página 42