O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

30 | I Série - Número: 057 | 14 de Março de 2009

Sr.ª Deputada, pode rir. Não creia que a mim me traga qualquer assinto ou apoucamento», mas a Sr.ª Deputada e os Srs. Deputados do Partido Socialista estão a rir-se das pessoas que estão nas galerias. É daquelas pessoas que se estão a rir.

Aplausos do BE.

Protestos do PS.

O Sr. Presidente: — Sr.as e Srs. Deputados, iniciaremos as votações ao meio-dia.
Com a conclusão deste ponto pedia que fossem ocupando os vossos lugares, para verificação de quórum pelos Secretários da Mesa.
Aproveito para lembrar aos Srs. Deputados que por qualquer razão ainda não foram preencher os dados necessários para o novo cartão que esse serviço está disponível e que devem ou podem fazê-lo no final da sessão, na Biblioteca.

Pausa.

Sr.as e Srs. Deputados, há 203 Deputados presentes: 112 do PS, 59 do PSD, 10 do CDS-PP, 10 do PCP, 8 do BE, 2 de Os Verdes e 2 Deputados não inscritos. Assim sendo, há quórum de deliberação.
Srs. Deputados, vamos apreciar o voto n.º 212/X (4.ª) — De pesar pelo falecimento do jornalista João Mesquita (BE).
Tem a palavra o Sr. Secretário para proceder à respectiva leitura.

O Sr. Secretário (Abel Baptista): — Sr. Presidente e Srs. Deputados, o voto é o seguinte: «O jornalista João Bernardo Bigotte Costa Mesquita faleceu ontem com 51 anos de idade, vítima de cancro. João Mesquita foi secretário da direcção do Sindicato dos Jornalistas entre 1984 e 1989 e depois Presidente do Sindicato durante dois mandatos, de 1989 até 1992. Foi ainda presidente do Conselho Geral do Sindicato em 1995-96, tendo continuado a exercer funções no núcleo de Coimbra do mesmo sindicato.
João Mesquita iniciou-se no jornalismo num jornal político, Voz do Povo, tendo depois sido profissional de vários jornais de referência, como o Jornal de Notícias, Diário As Beiras, Público e Capital. Publicou reportagens e investigações jornalísticas que evidenciaram sempre o seu apreço pela objectividade e pela seriedade profissionais que achava que era o dever dos jornalistas.
Jornalista empenhado na valorização da sua profissão e na promoção da responsabilidade da comunicação social num mundo de informação vertiginosa, João Mesquita era respeitado entre os seus pares como um homem de carácter exemplar.
Activista estudantil contra a ditadura, foi durante toda a sua vida um empenhado militante das causas da esquerda. Foi fundador do Bloco de Esquerda, em 1999, e acompanhou sempre o seu desenvolvimento e actividades.
A Assembleia da República manifesta o seu pesar pelo falecimento de João Mesquita e transmite à sua família e aos seus colegas os seus pêsames.»

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, vamos proceder à votação do voto que acabámos de apreciar.

Submetido à votação, foi aprovado por unanimidade.

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, vamos guardar 1 minuto de silêncio.

A Câmara guardou, de pé, 1 minuto de silêncio.

O Sr. José Lello (PS): — Sr. Presidente, peço a palavra.

Páginas Relacionadas