O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

36 | I Série - Número: 098 | 2 de Julho de 2009

O Sr. Victor Baptista (PS): — Diz o Sr. Deputado do PSD que é preciso uma política de verdade.
Vejamos como está a política de verdade do PSD.
No Semanário Económico, edição de 21 de Dezembro de 2001, diz o Deputado desta Assembleia da República, Jorge Neto, «é que a venda da rede fixa não é o único ponto que foi subtraído do debate parlamentar de quarta-feira». Naturalmente, referia-se à venda da rede fixa à Telecom.

Protestos do Deputado do PSD Hugo Velosa.

Sr. Deputado, ofereço-me para pedir ao Sr. Presidente que faça distribuir este documento.
Curiosamente, passado um ano, na edição de 12 de Dezembro de 2002 daquele semanário, um anúncio da então Ministra das Finanças fala nas operações de recuperação da credibilidade externa e, evidentemente, na venda da rede fixa à Telecom — esta é a política de verdade do PSD! Passando a uma outra questão, o Sr. Ministro veio dizer-nos que, na sua interpretação, o ciclo da crise está inverter-se, isto é, chegámos ao limite máximo da crise. Curiosamente, neste Plenário, há quem entenda que a crise vai continuar.
Ora, vendo este gráfico que agora vos mostro, verifica-se que o indicador do clima económico atingiu a segunda melhoria consecutiva, prolongando a tendência ascendente iniciada no mês anterior, o que demonstra a inversão da situação. Mas, pelos vistos, isto não tem qualquer significado para os partidos da oposição.
Mas, tal como pode verificar-se neste outro gráfico que vos mostro, também o indicador de confiança dos consumidores portugueses melhorou ligeiramente. Pelos vistos, também não o consideram um indicador positivo.
Mas há melhor: a quem tanto critica a economia portuguesa e o desempenho do Governo, apresento dois números surpreendentes que transmitem a dimensão do que foi feito e é reconhecido.
Será por acaso que, com tanta falta de investimento por tantos lados, o investimento estrangeiro em Portugal cresceu 55% nos últimos quatro meses do ano 2009? São mais 576 milhões de euros investidos no nosso país!

O Sr. Francisco Louçã (BE): — Foi com a Quimonda»!

O Sr. Victor Baptista (PS): — E, nos últimos 12 meses, entre Maio de 2008 e Abril de 2009, há um crescimento de 36% no investimento estrangeiro em Portugal, o que equivale a mais 793 milhões de euros.
Não é importante o investimento estrangeiro? Para o economista Francisco Louçã, o investimento estrangeiro não é necessário ao desenvolvimento do País,»

O Sr. Francisco Louçã (BE): — Mas quem é que disse isso?

O Sr. Victor Baptista (PS): — » defensor como ç, pelos vistos, das economias fechadas, completamente ao arrepio dos dias de hoje e da globalização a que estamos sujeitos.

O Sr. Francisco Louçã (BE): — Não diga disparates!

O Sr. Victor Baptista (PS): — Aliás, o Deputado Francisco Louçã,»

O Sr. Presidente: — Queira concluir, Sr. Deputado. É que tem um pedido de esclarecimento»

O Sr. Victor Baptista (PS): — Ainda tenho tempo para responder, Sr. Presidente.
No que se refere ao Deputado Francisco Louçã, temos dois aspectos interessantes: por um lado, há o Deputado Francisco Louçã permanentemente na maior das demagogias, com políticas que afastariam o

Páginas Relacionadas
Página 0032:
32 | I Série - Número: 098 | 2 de Julho de 2009 Aplausos do BE. O Sr. Presidente: — P
Pág.Página 32
Página 0033:
33 | I Série - Número: 098 | 2 de Julho de 2009 Aplausos do PSD. O dçfice de 2009 fic
Pág.Página 33
Página 0034:
34 | I Série - Número: 098 | 2 de Julho de 2009 Quer o Governo explicar por que não fez o q
Pág.Página 34