O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

43 | I Série - Número: 104 | 23 de Julho de 2009

A Sr.ª Presidente (Teresa Caeiro): — Para concluir esta discussão, tem a palavra, também para uma intervenção, o Sr. Deputado José Junqueiro.

O Sr. José Junqueiro (PS): — Sr.ª Presidente, antes de mais, cumprimento-a, no exercício das suas funções.
Sr.ª Presidente, Srs. Deputados: Esta petição teve, da nossa parte, o melhor acolhimento e compreensão.
Ouvimos os peticionantes e compreendemos o objectivo a que se propõem.
Gostaria de dizer que também estou de acordo em que tudo o que é transporte convencional deve ser olhado com cuidado e preservado.
A verdade é que, ao ouvir o Sr. Deputado Jorge Costa, lembrei-me do tempo em que não havia novo aeroporto nem se falava em TGV ou noutras coisas do género e de o então Primeiro-Ministro, actual Presidente da Repõblica, Professor Cavaco Silva e a Dr.ª Manuela Ferreira Leite»

O Sr. Luís Campos Ferreira (PSD): — Bons tempos para o País! Ai que saudades!

O Sr. José Junqueiro (PS): — » terem dado orientação no sentido do desmantelamento destas linhas, nomeadamente na minha região, o Vouguinha, da Linha do Vale do Vouga. Portanto, quando ouço o Sr. Deputado Jorge Costa, não deixo de sentir uma profunda ironia nas suas palavras por parte de um partido que deu início ao desmantelamento de uma série de corredores ferroviários que, hoje, já não existem.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — E o PS continuou!

A Sr.ª Mariana Aiveca (BE): — E que fez o PS para contrariar isso?!

O Sr. José Junqueiro (PS): — Entretanto, foram celebrados, entre o próprio Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a REFER, alguns contratos de intervenção directa, nomeadamente para eliminar passagens de nível, sempre perigosas, e dotar de maior segurança esse corredor ferroviário. Isto aconteceu ainda no ano passado, mas é evidente que o Partido Comunista, que é o autor desta petição, não quis lembrar esse facto,»

O Sr. Jorge Machado (PCP): — O papel não chega!

O Sr. José Junqueiro (PS): — » a oposição, em geral, sempre na ànsia, compreensível, de querer criticar o Governo, lá se descuidou e não deu nota de nenhum dos investimentos que foram realizados e uma certa oposição, em particular, não deu mesmo nota de que tinha dado ordem para o desmantelamento destas linhas.
O Partido Socialista lamenta tudo isso»

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — E a seguir vai desmantelar a Linha do Tua!

O Sr. José Junqueiro (PS): — » e entende que os objectivos dos peticionantes devem ser observados e compreendidos, já que considera útil que se olhe de outra forma para estas linhas de transporte convencional.

Aplausos do PS.

A Sr.ª Presidente (Teresa Caeiro): — Sr.as e Srs. Deputados, chegámos ao fim dos trabalhos agendados para esta manhã.
Vamos retomar a sessão às 15 horas, com a ordem de trabalhos que já é conhecida, pelo que relembro apenas que daremos início à sessão com o período destinado a declarações políticas.
Antes de interromper, resta-me agradecer, a todas e a todos, a forma como decorreram os trabalhos desta manhã e as saudações que me foram dirigidas.
Está interrompida a sessão, Srs. Deputados.

Eram 13 horas e 17 minutos.

Após a interrupção, reassumiu a presidência o Sr. Presidente, Jaime Gama.

Srs. Deputados, está reaberta a sessão.

Eram 15 horas e 11 minutos.

Peço à Sr.ª Secretária que nos dê conta dos relatórios e pareceres da Comissão de Ética, Sociedade e Cultura que importa apreciar e votar.

Páginas Relacionadas
Página 0038:
38 | I Série - Número: 104 | 23 de Julho de 2009 É preciso também dizer que, quanto às prev
Pág.Página 38