O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 | I Série - Número: 001 | 16 de Outubro de 2009

O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — Sr. Presidente, Srs. Deputados: Em meu nome pessoal e, sobretudo, em nome do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata, quero saudar os 230 Srs. Deputados que hoje iniciam a XI Legislatura.
Sinto um orgulho enorme e uma subida honra em poder dirigir-me a todos VV. Ex.as, esperando de todos um magnífico trabalho, que dignifique o Parlamento e prestigie as instituições, sempre e sempre a bem da democracia portuguesa.
Mas deixe-me também dirigir-me a V. Ex.ª, Sr. Deputado Jaime Gama.
Com a sua experiência, com o seu bom senso e, já agora, com o seu apuradíssimo sentido de humor, V.
Ex.ª soube dirigir os trabalhos da Assembleia da República com tolerância mas com sentido de Estado. E, por isso, volta hoje a ser, sem surpresa, e também com os votos de Deputados do PSD, eleito para Presidente da Assembleia da República.
O cargo da segunda mais alta figura do Estado fica, pois, condignamente entregue e em boas mãos, e ainda por cima nas mãos de alguém que me dá a honra de ser seu amigo.
Caros Srs. Deputados, os portugueses deram-nos uma responsabilidade imensa, a responsabilidade de os representar, e isso tem de constituir um dos momentos mais altos de cada uma das nossas vidas. Todos os nossos familiares ficam orgulhosos – sabemos disso –, todos os nossos amigos ficam orgulhosos, mas a esse orgulho tem de corresponder um empenho profundo e sério na assunção das nossas responsabilidades enquanto Deputados da Nação.
O trabalho que nos espera é muito, e é isso que temos de demonstrar aos portugueses, ou seja, que somos merecedores da confiança que em nós depositaram e que sabemos honrar os compromissos que assumimos.
Sr. Presidente, os portugueses falaram nas urnas, retirando a maioria absoluta a quem a tinha, aumentando a votação de todos os outros grupos parlamentares representados nesta Câmara, o que só pode ter um significado político.
Não bastará, pois, à maioria anunciar uma tolerância que nunca teve, anunciar um diálogo que nunca manteve e anunciar uma simpatia que nunca demonstrou.

O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): — Começa mal!… O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — Os portugueses retiraram meio milhão de votos ao PS e, repito, isso só pode ter o significado que há instantes referi.
No que ao PSD diz respeito, os portugueses atribuíram-nos mais votos e mais mandatos do que ao conjunto de todos os outros partidos da oposição. Escolheram o PSD, por isso, como a força política alternativa do poder.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — É por isso, é justamente por isso que o governo que se háde formar vai ter deste Grupo Parlamentar uma oposição forte — forte, mas responsável —, uma oposição permanentemente atenta aos superiores interesses da nação e aos superiores interesses dos portugueses.

Aplausos do PSD.

Sr. Presidente da Assembleia da República, num momento em que cesso funções, ainda que interinamente, como líder da bancada social-democrata, deixe-me cumprimentá-lo e agradecer-lhe toda a cortesia com que sempre me tratou nas inúmeras reuniões e sessões de trabalho que tivemos.
Quero desejar um mandato digno a todos os Srs. Deputados da Assembleia da República. Seja bem-vinda a XI Legislatura, a bem de Portugal!

Aplausos do PSD.

Páginas Relacionadas