O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

46 | I Série - Número: 004 | 12 de Novembro de 2009

Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente: — O Sr. Deputado José Ribeiro e Castro pediu a palavra para defesa da honra. Tem a palavra.

O Sr. José Ribeiro e Castro (CDS-PP): — Sr. Presidente, muito rapidamente, queria dizer ao Sr. Deputado Bernardino Soares que não ofendi ninguém na minha intervenção e sinto-me ofendido pela intervenção que fez.
Solzhenitsyn já não está vivo para responder às imputações que lhe faz, mas eu estou. E estou aqui para não aceitar as imputações que me fez.
Mantenho a oferta do livro Arquipélago Gulag à sua e nossa colega, mas ao Sr. Deputado não lhe faço a mesmo oferta, porque me parece que o seu problema é outro. Enquanto a Sr.ª Deputada Rita Rato, acredito, não leu e não estudou, o Sr. Deputado leu, estudou e está de acordo com o que Solzhenitsyn denunciou.

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Presidente: — Tem a palavra, se assim o entender, para dar explicações, o Sr. Deputado Bernardino Soares.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Sr. Presidente, o Sr. Deputado Ribeiro e Castro não tem obrigação de saber que há poucos meses, há talvez um ano, o seu grupo parlamentar propôs um voto em relação a Aleksandr Solzhenitsyn em que esta discussão foi tida e obrigou a Assembleia da República, com a conivência, aliás, do PS e do PSD, a aprovar um voto congratulando-se e louvando uma pessoa que defendeu a invasão do nosso próprio país a seguir à revolução democrática do 25 de Abril.

Aplausos do PCP.

O Sr. Sérgio Sousa Pinto (PS): — Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: — Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. Sérgio Sousa Pinto (PS): — Sr. Presidente, é só para informar a Câmara que o Partido Socialista tinha intenção de se abster na resolução do Bloco de Esquerda, mas entende votar contra pela comparação que ç feita entre a União Europeia e o Muro de Berlim, que ç, do nosso ponto de vista»

O Sr. Francisco Louçã (BE): — Mas o que é isto?! Isto é uma intervenção!

O Sr. Presidente: — Sr. Deputado, desculpe, isso ficará na posição de voto, mas estamos em votações e essa é uma intervenção de carácter político.
Vamos, então, passar às votações.
Começamos por votar o voto n.º 1/XI (1.ª) — De congratulação pelo 20.º aniversário da queda do Muro de Berlim (CDS-PP).

Submetido à votação, foi aprovado, com votos a favor do PS, do PSD e do CDS-PP e votos contra do BE, do PCP e de Os Verdes.

É o seguinte:

Páginas Relacionadas