O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

34 | I Série - Número: 006 | 20 de Novembro de 2009

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — É porque os senhores limitaram-se a copiar iniciativas que tinham apresentado há seis meses, há nove meses e há um ano atrás»

O Sr. João Oliveira (PCP): — O senhor não analisou os projectos!

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Mas é bom que percebamos que muita coisa mudou! O PSD, no passado — e isso já foi aqui lembrado — , apresentou sempre a suspensão como um ponto de partida, num momento em que estávamos a meio do primeiro ciclo ou a iniciar o primeiro ciclo avaliativo, em que não estávamos na fase em que nos encontramos agora, em que não se tinha reaberto um processo negocial que nos permite ir muito mais longe do que a uma mera suspensão.

O Sr. João Oliveira (PCP): — Mas os senhores defendiam-na! O vosso programa eleitoral é que fala dela!

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Aquilo que estamos, agora, a propor não é uma mera suspensão: é a substituição, a revogação do actual modelo de avaliação!!

Aplausos do PSD.

Tentem perceber, Sr.as e Srs. Deputados! Há uma diferença que não é semântica: os senhores estão agarrados à palavra «suspensão», nós estamos agarrados à palavra «solução». Solução! É uma diferença manifesta entre nós! Mas também não deixo de estranhar que se diga que é o PSD que está a recuar.

O Sr. João Oliveira (PCP): — É uma cambalhota!

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Então, se for aprovado, neste Parlamento, o fim da divisão na carreira, é o PSD que está a recuar?! Não foi isso que sempre andámos a defender?! Não é isso que os professores querem?! Se for aprovado um novo modelo de avaliação que revogue o anterior, é o PSD que está a recuar?! Não é isso que todos temos andado a defender, ao longo dos últimos meses?!

O Sr. João Oliveira (PCP): — Não é com o vosso projecto de resolução!

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Se não penalizarmos os professores, designadamente os que não apresentaram objectivos individuais, é o PSD que está a recuar?! Ou são os senhores que estão tão obcecados, tão estaticamente presos a preconceitos que não lhes permitem perceber que, hoje, aquilo que temos de encontrar é uma solução para os problemas das nossas escolas?!

Aplausos do PSD.

O Sr. João Oliveira (PCP): — O Sr. Deputado é um malabarista!

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Nós não queremos acrescentar crise às crises — já o disse aqui hoje e reafirmo-o! Portanto, mais uma vez, faço este apelo: tenhamos noção do que estamos a discutir, porque já percebi que, afinal, o CDS e o PCP, pelo menos, mas ainda vamos ouvir o Bloco de Esquerda e Os Verdes — provavelmente, ao longo do debate, lá chegarão — , já não defendem aquilo que propõem nos projectos de lei e de resolução que apresentam.

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — Não é verdade!

Páginas Relacionadas
Página 0038:
38 | I Série - Número: 006 | 20 de Novembro de 2009 capaz de criar uma angústia sem nome na
Pág.Página 38
Página 0039:
39 | I Série - Número: 006 | 20 de Novembro de 2009 A Sr.ª Paula Barros (PS): — Que vergon
Pág.Página 39