O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

35 | I Série - Número: 006 | 20 de Novembro de 2009

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — A suspensão imediata, Srs. Deputados, implica a suspensão do primeiro ciclo avaliativo»

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — Não implica, não senhor!! O primeiro ciclo já está em avaliação!

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — » e os senhores já aqui disseram que, afinal, não defendem a suspensão do primeiro ciclo avaliativo, porque, de facto, isso penalizaria os professores.
Portanto, reflictam todos: por que razão será que a generalidade dos sindicatos e dos professores que estão atentos a esta questão entendem que a solução do PSD é equilibrada, é o caminho para resolver o problema e para responder às suas expectativas?!

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Já puseram a mão na consciência para perceberem que, se calhar, os senhores estão obcecados por uma conflitualidade partidária e estão a esquecer os reais interesses dos professores, das escolas, dos alunos e, no fundo, do País?!

Aplausos do PSD.

O Sr. João Oliveira (PCP): — Os senhores é que estão a fugir às vossas responsabilidades, aos vossos compromissos!

O Sr. António Filipe (PCP): — O PSD hoje atç «deu fçrias« ao PS»!

Risos.

O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, tem a palavra a Sr.ª Deputada Paula Barros.

A Sr.ª Paula Barros (PS): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Hoje, vive-se, de facto, um importante dia na Assembleia da República. Um dia em que o debate está centrado, absolutamente centrado nas questões da educação. E o Partido Socialista sente-se reconfortado com este momento e com o facto de ser o grande fomentador deste debate.

O Sr. João Oliveira (PCP): — Fazemos uma ideia!»

A Sr.ª Paula Barros (PS): — O Partido Socialista é o fomentador deste debate, desde logo por duas grandes razões: ter definido a educação como uma das suas grandes prioridades e ter trabalho, um importante trabalho, realizado na área da educação. Um trabalho orientado no sentido da elevação da qualidade da educação em Portugal e do fomento de melhores resultados.

O Sr. João Oliveira (PCP): — Está à vista!

A Sr.ª Paula Barros (PS): — É do conhecimento geral o recorrente esforço, em termos de investimento, nomeadamente, de recursos financeiros, na área da educação, em Portugal, sem que este investimento se traduzisse num saldo positivo ao nível dos resultados.
Sabemos mesmo que, sendo Portugal um dos países da OCDE com mais elevado nível de investimento na educação, é, também, em contrapartida, um dos piores no que respeita a resultados alcançados ao nível da escolarização dos seus cidadãos.
Este — temos a certeza! — é um cenário que a ninguém serve.
Daí esta grande prioridade do Partido Socialista, no sentido de contribuir para a criação das condições para que a escola pública, em Portugal, a todos possa servir com eficácia e qualidade, constituindo-se no grande

Páginas Relacionadas
Página 0038:
38 | I Série - Número: 006 | 20 de Novembro de 2009 capaz de criar uma angústia sem nome na
Pág.Página 38
Página 0039:
39 | I Série - Número: 006 | 20 de Novembro de 2009 A Sr.ª Paula Barros (PS): — Que vergon
Pág.Página 39