O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

84 | I Série - Número: 056 | 13 de Maio de 2010

dimensão cívica, ética e moral e que constituiu uma referência não só do seu partido, o Partido Social Democrata, mas de todos os democratas.
O Dr. Montalvão Machado manteve sempre uma participação política activa, enquanto fundador do PSD, enquanto dirigente, Deputado, líder parlamentar do PSD, e granjeou o respeito de todos: certamente que dos seus pares, certamente que dos membros da sua bancada, mas também de todos aqueles que podiam estar em bancadas diferentes.
Dizem aqueles que na bancada do CDS com ele directamente conviveram que havia uma marca e uma referência na sua postura política, que era a de respeitar intransigentemente as opiniões dos outros, mesmo quando não eram a sua própria opinião, sem que com isso claudicasse de defender as suas ideias, os seus valores e os seus princípios.
O Dr. Montalvão Machado foi também um advogado completo. Um advogado de casos, mas acima de tudo um advogado de causas. Foi um homem da liberdade e por isso mesmo, em 2007, lhe foi atribuída a Ordem da Liberdade, marcando o que foi sempre o seu espírito indomável na defesa das suas causas e dos seus valores.
Permitam-me que, neste dia, em nome da bancada do CDS, deixe ao seu partido, aos seus amigos, à sua família e, muito especialmente na sua família, a um querido e dilecto amigo meu, homem que aprendi a respeitar também enquanto Deputado, que penso que faz jus ao nome, à família e à memória do seu pai, que é o Deputado e nosso colega António Montalvão Machado, os nossos sentidos pêsames.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado António Filipe.

O Sr. António Filipe (PCP): — Sr. Presidente, Srs. Deputados: Na primeira legislatura em que assumi funções nesta Assembleia, a V Legislatura, o Dr. Mário Júlio Montalvão Machado era o líder parlamentar do PSD. Tive, portanto, ainda o privilégio de poder acompanhar alguns anos da sua actividade parlamentar e guardo a impressão de um parlamentar com enorme brilho, enorme eloquência, grande serenidade, uma imensa elevação na forma de abordar o debate político.
E posso dar público testemunho do enorme respeito que o Dr. Mário Montalvão Machado granjeava em todos os elementos que integravam a bancada parlamentar do PCP. Um respeito que era não apenas o respeito pelo adversário político e pela sua qualidade enquanto parlamentar mas também o respeito pelo passado do Dr. Mário Montalvão Machado, o seu passado anti-fascista, particularmente como advogado que se notabilizou pela defesa de anti-fascistas, inclusivamente pela defesa de militantes comunistas, junto dos tribunais plenários da ditadura fascista. Portanto, era também o respeito que se nutria por um grande companheiro da luta anti-fascista.
No momento em que o Dr. Mário Júlio Montalvão Machado nos deixa, queria aqui manifestar as condolências do Grupo Parlamentar do PCP. Ao PSD, seu partido de sempre, ao seu grupo parlamentar, ao nosso colega António Montalvão Machado, seu filho, e a todos os seus familiares, os nossos sentidos pêsames.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado José Manuel Pureza.

O Sr. José Manuel Pureza (BE): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Com a morte de Mário Júlio Montalvão Machado é toda esta Assembleia da República que fica de luto.
Mário Montalvão Machado foi um parlamentar ilustre, foi um amante da liberdade, foi acima de tudo um servidor da democracia de maneira desinteressada e plena.
Quando um dia se fizer a história desta Assembleia da República, o nome de Mário Júlio Montalvão Machado constará dessa história com grande destaque. E o reconhecimento desse destaque é, seguramente, a melhor das homenagens que esta Assembleia da República pode prestar ao seu Deputado Mário Júlio Montalvão Machado.
Neste sentido, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresenta à sua família, muito em especial ao seu filho e nosso colega António Montalvão Machado e também aos seus companheiros de partido, as nossas sentidas condolências.

Páginas Relacionadas
Página 0082:
82 | I Série - Número: 056 | 13 de Maio de 2010 O Sr. Presidente: — Queira concluir, Sr.ª
Pág.Página 82
Página 0083:
83 | I Série - Número: 056 | 13 de Maio de 2010 Naturalmente que, para o PSD, para o Grupo
Pág.Página 83
Página 0085:
85 | I Série - Número: 056 | 13 de Maio de 2010 O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, vamos
Pág.Página 85