O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

15 | I Série - Número: 064 | 4 de Junho de 2010

Protestos do PCP e de Os Verdes.

Quando comparamos escolas com menos de 20 alunos que só têm um professor, que muitas vezes têm um auxiliar de acção educativa a tempo parcial, que não têm um psicólogo a tempo inteiro, que não têm um sociólogo a tempo inteiro, que não têm serviços de saõde a tempo inteiro,»

O Sr. Miguel Tiago (PCP): — Fecharam tudo!

O Sr. Bravo Nico (PS): — » com alunos que estão em centros escolares que têm um psicólogo a tempo inteiro, que têm centros de saúde, que têm apoio social, que têm um conjunto de técnicos para darem apoio, estamos a comparar alunos com menos qualidade na sua aprendizagem com alunos com mais qualidade na sua aprendizagem.

O Sr. Sérgio Sousa Pinto (PS): — Muito bem!

O Sr. Bravo Nico (PS): — E não vale a pena falarmos mais de outras variáveis, também muito importantes, como a segurança das crianças e o diálogo com a rede social existente em cada um dos territórios.
Do que estamos verdadeiramente a falar, Sr.as e Srs. Deputados, é se queremos continuar com cerca de 10 000 a 14 000 crianças em condições de desigualdade e de discriminação negativa»

Protestos da Deputada de Os Verdes Heloísa Apolónia.

» ou se queremos olhar para o interior e para essas crianças e ter um pensamento de igualdade de oportunidades, de igual qualidade nas aprendizagens, e darmos a essas crianças do interior a mesma dignidade de escola pública que damos às crianças do litoral.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente (Luís Fazenda): — Para uma intervenção, tem a palavra a Sr.ª Deputada Ana Drago.

A Sr.ª Ana Drago (BE): — Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: Tenhamos bem consciência de quais foram as medidas anunciadas, ontem, pelo Conselho de Ministros — uma em cada cinco escolas do 1.º ciclo do ensino básico vai encerrar nos próximos tempos, repito, uma em cada cinco escolas.
Aquilo que o Sr. Deputado Bravo Nico aqui nos veio dizer foi o que já conhecíamos do anterior mandato do governo do Partido Socialista: para o Governo do Partido Socialista requalificar as escolas do 1.º ciclo significa encerrar,»

Vozes do BE: — Muito bem!

Protestos do PS.

A Sr.ª Ana Drago (BE): — » requalificar o sistema educativo significa encerrar escolas, desertificar o território em termos de oferta educativa.
Portanto, vamos discutir como é que o Ministério apresentou estas medidas.
O Ministério não disse: «Vamos olhar para as escolas do 1.º ciclo e pensar que aquelas que têm problemas, que têm dificuldades, que têm maus resultados precisam de uma solução». Não. A régua e esquadro, por metas e por nõmeros, os burocratas do Ministçrio da Educação»

O Sr. Sérgio Sousa Pinto (PS): — Burocratas? Também querem privatizações?!

Páginas Relacionadas