O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

42 | I Série - Número: 064 | 4 de Junho de 2010

O Sr. José Manuel Pureza (BE): — Muito bem!

A Sr.ª Catarina Martins (BE): — Mas, Sr. Deputado, dito isto, não posso deixar de manifestar, em primeiro lugar, a minha estranheza pela falta de propostas por parte do PSD para esta área e, em segundo lugar, a minha grande tristeza também por ouvir um discurso que em tudo fala de financiamento da cultura, mas ao qual se responde com a total concordância com o Partido Socialista no que respeita a cortes orçamentais, que, como sabemos, não só penalizam os investimentos em cultura como penalizam, e muito, os direitos sociais dos profissionais das artes!!

Vozes do BE: — Muito bem!

A Sr.ª Catarina Martins (BE): — Subscrevo a sua análise sobre os museus e congratulo-me por o PSD ter acompanhado o BE no seu projecto de resolução para os museus no eixo Ajuda/Belém. Esperamos que o PSD tenha propostas suas também na área dos museus, as quais passem por uma ideia de serviço público, de património público, e não por uma ideia de nomeações ou de uma certa comercialização das colecções, que são públicas.
Sr. Deputado, também estranho que a sua declaração política não corresponda a propostas concretas para o estatuto profissional e para a protecção social dos profissionais das artes do espectáculo e do audiovisual.
E mais, Sr. Deputado: tenho de dizer-lhe que o seu partido se opõe ao projecto de lei do BE para os bailarinos de bailado clássico e contemporâneo. Portanto, é complicado o senhor vir aqui dizer que quer proteger, quando sabemos que acaba de se opor a esse projecto de lei! Esperamos que em comissão possamos contar consigo para que todos esses projectos cheguem a bom porto.
Esperamos também, porque gostei muito de o ouvir falar desta ideia de investimento em cultura no todo nacional, que as suas preocupações com a ideia de política cultural e de desenvolvimento territorial façam o PSD acompanhar-nos no projecto da rede nacional de teatros e cineteatros.
Finalmente, devo dizer-lhe que gostava que um destes dias conversasse com o Dr. Rui Rio,»

O Sr. José Gusmão (BE): — Isso é que era um contributo!

A Sr.ª Catarina Martins (BE): — » porque venho do Porto e conheço a política cultural do PSD: ç cortar os apoios à criação, é maltratar quotidianamente todos os criadores locais!

Aplausos do BE.

E até o fez no teatro municipal, que foi entregue a um empresário numa situação ilegal já condenada pelos tribunais.

Aplausos do BE.

O Sr. Presidente: — Ainda para pedir esclarecimentos, tem a palavra a Sr.ª Deputada Cecília Meireles.

A Sr.ª Cecília Meireles (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Nuno Encarnação, queria, em primeiro lugar, felicitá-lo pelo tema que escolheu trazer aqui. De facto, este Plenário deveria discutir a cultura mais vezes. Portanto, é com prazer que falamos um bocadinho sobre este tema.

O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Muito bem!

A Sr.ª Cecília Meireles (CDS-PP): — Gostava de centrar as minhas perguntas, sobretudo, naquilo que tem sido a política de museus ou, melhor, naquilo que não tem sido a política de museus.

Páginas Relacionadas
Página 0049:
49 | I Série - Número: 064 | 4 de Junho de 2010 O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — » das remun
Pág.Página 49
Página 0050:
50 | I Série - Número: 064 | 4 de Junho de 2010 Uma última pergunta, Sr. Ministro. O senhor
Pág.Página 50