O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

72 | I Série - Número: 021 | 4 de Novembro de 2010

Bem pode o Dr. Paulo Portas esforçar-se por ganhar o «Óscar dos melhores efeitos especiais» para disfarçar o lugar de não-responsabilidade que escolheu nesta hora difícil para a Nação, bem pode tentar apagar o seu próprio passado e pela ençsima vez fingir de Fçnix renascida,»

O Sr. Artur Rêgo (CDS-PP): — Já tínhamos saudades disto»!

O Sr. Ministro da Defesa Nacional: — » bem pode fazer isso e muito mais, debalde!

Risos do PS.

A revelação do debate pelo lado do CDS foi, verdadeiramente, a de que há quem no CDS prefira à teatralidade histriónica e blasé de Paulo Portas a chã e honesta brejeirice de Quim Barreiros.

Risos e aplausos do PS.

Risos do CDS-PP.

Ironias à parte, Srs. Deputados da direita, o que resta deste debate é que, numa hora que a todos exigia responsabilidade nacional, a direita se recusou a dizer «presente!». É isto que resta deste debate!! E o PSD? O PSD começou o debate como Marte — o deus da guerra e do afrontamento — e acabou como Jano — a divindade da dupla face, símbolo da incoerência e da indecisão.

Risos do PSD.

Começou, ontem, como Marte, com pose agressiva, rasgando as suas próprias vestes de signatário do entendimento e ameaçando com um novo e fatal recontro para daqui a uns poucos meses — isto é, profetizando, instabilidade e confrontação — , e acabou vítima, hoje, de uma admoestação pública da sua expresidente, que lhe repetiu, desta mesma Tribuna, os avisos, há muito, provenientes do Governo.

Risos do PSD.

O Sr. Luís Fazenda (BE): — Ohhh»!

O Sr. Ministro da Defesa Nacional: — A saber: que este é o Orçamento de que o País precisa; que mais importante até do que a sua aprovação será a sua execução; que essa execução é da responsabilidade do Governo e não pode ser prejudicada, cito, «por nenhuma manobra política»; e que é preciso saber colocar, no próximo futuro, como foi colocado agora, o interesse nacional acima do interesse meramente partidário.

Aplausos do PS.

Risos do PSD.

Pois bem, serei o primeiro a compreender que o PSD sinta extremas dificuldades em reconhecer a razão destes argumentos quando os ouve da boca do Governo; mas peço, ao menos, que a reconheça quando ouve os mesmos argumentos a uma sua e tão ilustre Deputada.

Risos e aplausos do PS.

Protestos de alguns Deputados do PSD, batendo com os pés no chão.

Que a Sr.ª Deputada possa ser nesta hora um Mercúrio capaz de transmitir ao indeciso Jano palavras de sensatez e de responsabilidade.

Páginas Relacionadas
Página 0074:
74 | I Série - Número: 021 | 4 de Novembro de 2010 Nenhuma destas atitudes permite sair da
Pág.Página 74