O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

42 | I Série - Número: 028 | 10 de Dezembro de 2010

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Couto dos Santos (PSD): — Mas deixe-me que lhe diga que a Sr.ª Deputada não tem nem autoridade moral nem política para falar sobre empresas ou para falar sobre trabalhadores,»

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Couto dos Santos (PSD): — » porque a crise que hoje o País atravessa — e há tantos trabalhadores desempregados — deve-se essencialmente ao Governo do Partido Socialista.

Aplausos do PSD.

E se há empresas que, hoje, vivem com problemas gravíssimos de financiamento, de burocracia — e muitas delas não conseguiram sobreviver no mercado que o Partido Socialista criou — , deve-se essencialmente a políticas erradas do seu Governo, sobretudo quando apostou na canalização do investimento para o investimento público e para os bens não transaccionáveis.
A Sr.ª Deputada sabe perfeitamente não só que é na indústria transformadora que se geram postos de trabalho com valor acrescentado mas também que foi o seu partido que deu a maior machadada na indústria portuguesa.

Vozes do PSD: — É verdade!

O Sr. Couto dos Santos (PSD): — E, Sr.ª Deputada, não chega invocar sistematicamente, como acontece hoje, que a nossa balança tecnológica é positiva. Vá ver a definição de «balança tecnológica» que o PrimeiroMinistro está sistematicamente a invocar, vá ver a sua definição de acordo com o Eurostat e verificará que são patentes, licenças e partes ligadas a investigação, a transferência de tecnologia — e muito desse contributo vem de empresas de construção ao venderem os seus projectos e a licença — e que os valores dessa exportação são insignificantes.
Sr.ª Deputada, não vale a pena invocar seja o que for. Vocês, Partido Socialista, metam a mão na consciência e verifiquem que até sentirão alguma vergonha quando se encontram perante desempregados ou empresas em insolvência!

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente (Luís Fazenda): — Tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Filipe Soares.

O Sr. Pedro Filipe Soares (BE): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, Sr. Deputado Couto dos Santos, devo dizer que, nos 10 minutos da sua intervenção, notei que havia duas falhas que se esqueceu de enumerar.
Uma primeira sobre o cenário económico do País. Esqueceu-se de dizer que o cenário de recessão que se prevê para 2011 é resultado da anuência do PSD a um mau Orçamento do Estado do PS!

Vozes do BE: — Muito bem!

O Sr. Pedro Filipe Soares (BE): — E esta é a responsabilidade!

Aplausos do BE.

Por isso, gostava de vos ter ouvido falar sobre esta matéria.
Esqueceu-se também de referir uma outra proposta muito importante, que agora até nem ouvimos o PSD falar sobre ela, mas que aqueceu o nosso Verão político, que era a proposta da facilitação dos despedimentos.

Páginas Relacionadas
Página 0045:
45 | I Série - Número: 028 | 10 de Dezembro de 2010 O Sr. Couto dos Santos (PSD): — Sr. Pr
Pág.Página 45
Página 0046:
46 | I Série - Número: 028 | 10 de Dezembro de 2010 significam que todos nós, incluindo o p
Pág.Página 46
Página 0050:
50 | I Série - Número: 028 | 10 de Dezembro de 2010 tecnológico com fins lucrativos ou natu
Pág.Página 50
Página 0051:
51 | I Série - Número: 028 | 10 de Dezembro de 2010 Esta matéria é de grande importância e
Pág.Página 51