O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 | I Série - Número: 059 | 4 de Março de 2011

Portugal é, sem dúvida, um dos destinos na Europa com crescimento mais sustentável, baseado na qualificação e na competitividade da nossa oferta, e também na qualidade dos nossos recursos humanos.
Por isso, é importante o objectivo que o Governo definiu para o turismo e que representaará 15,8% das nossas exportações.
Termino, Sr. Presidente, dizendo que o Grupo de Trabalho de Turismo tem dado um contributo na análise da revisão do PENT (Plano Estratégico Nacional do Turismo), que está, neste momento, em cima da mesa. E, portanto, neste momento é uma oportunidade para todos, pelo que devemos trabalhar em conjunto — Governo, Assembleia da República, privados e públicos — , no sentido de aproveitarmos todo o potencial deste sector, de melhor o aproveitarmos ao serviço do desenvolvimento do nosso País.
Estamos no bom caminho e a discussão/revisão do PENT é também essa oportunidade, para a qual contribuiremos.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — A Mesa registou três pedidos de esclarecimentos à Sr.ª Deputada Hortense Martins, sendo o primeiro o do Sr. Deputado Hélder Amaral, a quem dou a palavra.

O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — Sr.ª Deputada Hortense Martins, não resisto a colocar-lhe uma pequena questão.
Sei que o Partido Socialista tem «respeito zero» para com a Assembleia da República,»

Vozes do PS: — Ohhh»!

O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — » sei até que já se deixou de uma discussão séria e responsável sobre a execução orçamental, mas insistir em falar de números da execução orçamental que ninguém conhece, oficialmente, ultrapassa qualquer limite da seriedade»

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — » e da boa vontade da discussão que, hoje, queria ter aqui consigo.

Aplausos do CDS-PP.

Embora eu reconheça que a Sr.ª Deputada tem alguma experiência no sector do turismo — e até não sou daqueles que considere que «para saber se o ovo está podre é preciso ser-se galinha«» — , sempre digo que convinha, eventualmente, saber um pouco mais do que estamos a falar! A Sr.ª Deputada veio falar da importância do sector, dos números que vamos conhecendo ainda não de forma oficial, do crescimento das exportações do sector» Ora, a minha primeira pergunta, Sr.ª Deputada, ç a seguinte: considera normal que o Governo tenha feito uma actividade, que queria candidatar ao título do «Óscar dos efeitos especiais», a que chamou Congresso das Exportações, e não tenha convidado o sector do turismo para esse mesmo congresso? Considera isso normal?!

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Hélder Amaral (CDS-PP): — É assim que quer promover e aproveitar o sector que mais exporta, quando faz um Congresso das Exportações e — pasme-se! — não há ninguém do sector nesse mesmo congresso?!

Aplausos do CDS-PP.

Depois, Sr.ª Deputada, também lhe quero fazer outra pergunta sobre o sentido que faz, nessa matéria, em que o Governo optou por uma política que tem um traço comum: «lavar as mãos« e «saltar fora«»

Páginas Relacionadas
Página 0025:
25 | I Série - Número: 059 | 4 de Março de 2011 Senão, vejamos, numa área que sei que conhe
Pág.Página 25