O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

13 | I Série - Número: 066 | 19 de Março de 2011

negociar, que, afinal de contas, os responsáveis pela crise são os membros do Governo e não os partidos que se recusam a negociar.

Aplausos do PS.

Protestos do PSD.

Toda a gente sabe que os senhores querem causar uma crise mas não querem assumir a responsabilidade por ela.
No fundo, houve aí uma personalidade — essa, sim, ligada ao PSD — que o Sr. Deputado não citou. Uma personalidade que disse tudo, numa célebre entrevista. Disse essa grande personalidade (conselheiro de Estado e também um contribuinte líquido para a elevação da linguagem política), o seguinte: «O Governo terá de levar uma rasteira e sair.»

O Sr. Luís Menezes (PSD): — Quem é? Diga lá!

O Sr. Primeiro-Ministro: — Isto define toda a agenda do PSD! O PSD tem estado à espera de uma oportunidade para dar uma rasteira no Governo. Mas o PSD não conseguiu!

Aplausos do PS.

Em primeiro lugar, há meses que o PSD anda a dizer que há-de vir o FMI, que o FMI virá, mais cedo ou mais tarde, que isso é tão inevitável que levará a uma crise política.

O Sr. Presidente: — Agradeço que conclua, Sr. Primeiro-Ministro.

O Sr. Primeiro-Ministro: — Portanto, primeiro ponto da agenda do PSD é que virá o FMI e, então, o Governo tem de sair. Mas o FMI não veio.
Depois, o PSD entendia, como sempre entendeu, que a questão principal é a da execução orçamental.
Mas a verdade é que tivemos uma execução orçamental de Janeiro e Fevereiro muito boa, com superávit.

Protestos do PSD.

O Sr. Luís Menezes (PSD): — Milagrosa!

O Sr. Primeiro-Ministro: — Eu sei que vos incomodam essas notícias positivas!

Aplausos do PS.

Concluo, Sr. Presidente, dizendo o seguinte: o PSD, não tendo a desculpa do FMI, não tendo a desculpa da execução orçamental, agarra-se agora a esta desculpa sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento para provocar uma crise.
Se decidirem por uma crise, os senhores ficarão responsáveis pelo prejuízo que daí advirá para o País. E é um prejuízo sério, porque não aceitar negociar com o Governo este Programa de Estabilidade e Crescimento, não dar condições ao Governo para defender os interesses do País em Bruxelas significa, como significará, obrigar o País a recorrer a ajuda externa. Portanto, o que os senhores farão é empurrar o País para «os braços» do FMI, e ficarão responsáveis por isso.

Aplausos do PS.

Por isso, não há alternativa, Srs. Deputados. Não há! E não queiram empurrar agora a responsabilidade para outros.