O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

15 | I Série - Número: 067 | 24 de Março de 2011

O Sr. Sérgio Sousa Pinto (PS): — Não sabe o que diz!

O Sr. Luís Montenegro (PSD): — Nós estamos aqui, estamos onde sempre estivemos, ao lado de Portugal e dos portugueses!

Aplausos do PSD.

Protestos do PS.

O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Ministro de Estado e das Finanças.

O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Sr. Presidente, Sr. Deputado Luís Montenegro, recordo-lhe que, contrariamente ao que se passou antes de 2005, levámos a cabo um processo de consolidação orçamental que reduziu o défice, de mais de 6% para um valor de 2,7% do PIB, num período relativamente curto. Fizemos essa consolidação orçamental na base de uma forte redução do peso da despesa pública no PIB, com reformas importantes e estruturais, como, por exemplo, na segurança social e na Administração Pública, entre outras. Esse trabalho contrasta, e de que maneira, com o trabalho que os senhores desenvolveram no passado e fala por mim, fala por este Governo.

Vozes do PS: — Muito bem!

O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Diz o ditado popular que «presunção e água benta, cada um toma a que quer«»

O Sr. Horácio Antunes (PS): — É isso mesmo!

O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — » e o Sr. Deputado, na sua intervenção, de facto, tomou muita presunção quanto àquelas que têm vindo a ser as políticas e as propostas do PSD.
No momento em que o País se confronta com opções que são decisivas para o nosso futuro e para respondermos às dificuldades com que nos confrontamos nos mercados internacionais, no momento em que o País tem de saber que tipo de ajustamento temos de fazer, o que é que vamos exigir aos portugueses para podermos, com sucesso, ultrapassar estas dificuldades, o PSD vem aqui com uma linguagem em que, basicamente, diz: «Não vamos impor, não podemos impor mais sacrifícios aos portugueses».

O Sr. Luís Montenegro (PSD): — Em vão!

O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Sr. Deputado, se quer falar verdade, digo-lhe o que é a verdade.

O Sr. Miguel Macedo (PSD): — Estamos à espera há muito tempo!

A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Já o devia ter feito!

O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Precisamos de pedir mais sacrifícios aos portugueses para ultrapassarmos as dificuldades com que nos confrontamos — isto, não o escondo, esta é a verdade!! Sr. Deputado, há uma diferença entre falar verdade e não dizer a verdade. E aquilo que o PSD está a fazer é a evitar dizer a verdade, porque o PSD, ao dizer que não são precisos mais sacrifícios, está precisamente a querer esconder as medidas que são necessárias. É que, às vezes, a boca foge-lhes para a verdade, o vosso próprio líder já disse, já reconheceu que vai ter de aumentar os impostos.

Aplausos do PS.

Páginas Relacionadas
Página 0020:
20 | I Série - Número: 067 | 24 de Março de 2011 entendêssemos, a que procurássemos resolve
Pág.Página 20
Página 0021:
21 | I Série - Número: 067 | 24 de Março de 2011 Primeira: o Sr. Ministro assumiu, desde a
Pág.Página 21
Página 0022:
22 | I Série - Número: 067 | 24 de Março de 2011 Quarta questão: o TGV e as grandes obras p
Pág.Página 22