O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18 | I Série - Número: 067 | 24 de Março de 2011

Não é coragem, Srs. Deputados, não é coragem! Não é compreender o interesse do País! É, uma vez mais, o medo, é, uma vez mais, o ressentimento, é olhar para o País com pequenez, é olhar para o País sem perceber a dimensão das questões com que estamos, hoje, confrontados! Por isso, neste momento, o que tenho de lamentar profundamente é este comportamento do PSD. O Governo, através do Primeiro-Ministro, do Ministro das Finanças, de vários membros do Governo, tem vindo a dizer, reiteradamente, há mais de uma semana: «Estamos dispostos a negociar». Chegamos a este momento, ouvimos a primeira intervenção de um Deputado do PSD, e há alguma proposta? Alguma ideia? Alguma alternativa?

Vozes do PS: — Nada!

O Sr. Francisco de Assis (PS): — Alguma solução? Algum rumo? Algum caminho?!

Vozes do PS: — Nada! Zero!

O Sr. Francisco de Assis (PS): — Nada! Absolutamente nada!!

Aplausos do PS.

O PSD não tem nada a propor ao País, hoje! Limita-se a dizer que «falharam, falharam, falharam, seguiram um processo formalmente inadequado, não foram capazes de criar condições para chegar a esse mesmo consenso«»! E mais ainda, Srs. Deputados: quando dizem alguma coisa, dizem-no sempre de forma pouco clara, porque o que vemos no projecto de resolução do PSD — escrito, felizmente, em português!» — »

Risos do PS.

» ç que dizem que «estão muito preocupados com as questões sociais»»

Aplausos do PS.

Mas depois, quando emitem comunicados em inglês, dizem: «Bom, nós damos mais garantias. Tenham lá cuidado, pois o PS vai ter muitas e muitas dificuldades em atacar os funcionários públicos, porque eles são uma base social de apoio do PS e do Governo.»!

Aplausos do PS.

O PSD já só consegue dizer o que verdadeiramente quer fazer em inglês e para consumo externo! Isto significa uma coisa muito simples: o PSD está, hoje, a comportar-se, lamento profundamente dizê-lo» Se houve alguém neste Parlamento que durante um ano e meio lutou para que fosse possível garantir a prevalência do consenso, se houve alguém que procurou criar condições fomos nós, foi este Grupo Parlamentar, com uma disponibilidade até ao limite para falar convosco, para procurar encontrar convosco soluções razoáveis para o País! Infelizmente, o PSD segue pelo caminho da irresponsabilidade, pelo mais fácil mas menos grandioso dos caminhos: um caminho indigno de um grande partido que no passado prestou grandes serviços a Portugal!

Aplausos do PS.

Sr. Ministro de Estado e das Finanças, orgulhamo-nos do trabalho que o Governo tem feito, orgulhamo-nos da capacidade de responder! Temos consciência das dificuldades, mas preferimos a impopularidade, se for caso disso, à irresponsabilidade, e preferimos ser incompreendidos pelos outros a passarmos o resto das nossas vidas na certeza de termos falhado numa hora decisiva da vida política portuguesa!

Páginas Relacionadas
Página 0020:
20 | I Série - Número: 067 | 24 de Março de 2011 entendêssemos, a que procurássemos resolve
Pág.Página 20
Página 0021:
21 | I Série - Número: 067 | 24 de Março de 2011 Primeira: o Sr. Ministro assumiu, desde a
Pág.Página 21
Página 0022:
22 | I Série - Número: 067 | 24 de Março de 2011 Quarta questão: o TGV e as grandes obras p
Pág.Página 22